BRF testa drones para a entrega em granjas

 BRF testa drones para a entrega em granjas

Recentemente a BRF realizou a sua primeira entrega de material genético para uma granja integrada da zona rural do município de Toledo, no Paraná. O teste marca o pioneirismo da companhia e teve como objetivo entregar doses de sêmen suíno para inseminação, além de considerar o tempo de entrega, a praticidade e a segurança do transporte.

Com rota predefinida, a companhia testou dois drones com capacidade de transporte de 5 kg e autonomia de 2,5 km a 50 km. Além da decolagem automatizada foram utilizados sofwares de navegação, câmeras e sensores para voar até o destino, onde as cargas refrigeradas foram desacopladas e deixadas na área de entrega para que os drones voltassem depois para o seu ponto de origem.

“Testamos a movimentação de cargas para estudar a viabilidade desse modelo de transporte para a cadeia agropecuária, para que no futuro possam ser realizados voos mais longo, cobrindo áreas maiores, e para aterrissarmos tecnologias que sejam realmente funcionais no campo”, afirma o diretor de Agropecuária da BRF, Guilherme Brandt.

Além de todas essas vantagens, os drones também utilizam um conjunto de baterias carregáveis por energia elétrica, que consequetemente  contribuem para a redução da emissão de carbono na atmosfera, diminuindo o trajeto de entrega e trazendo ganhos ambientais. Portanto, o projeto, desenvolvido de forma conjunta pelas áreas de Agropecuária e Tecnologia da BRF, inclui como objetivos a segurança sanitária e a biosseguridade, e integra a plataforma Digital Agro 4.0, da qual a BRF procura conectar o campo ao digital, por meio do Plano Visão 2030 da companhia.

“A tecnologia é um meio e não um fim para os bons resultados. Com projetos como esse, avançamos na conexão do campo às novas tecnologias, facilitando a vida dos nossos integrados e cumprindo o propósito inovador da companhia”, complementa Antonio Carlos Cesco, diretor global de Tecnologia da BRF.

Os drones são projetados para voar com segurança durante o dia, à noite e sob chuva leve. Depois de devidamente avaliados, os primeiros resultados deverão render novos testes.