Azeite da Serra da Mantiqueira é eleito um dos melhores do mundo

 Azeite da Serra da Mantiqueira é eleito um dos melhores do mundo

Produzido numa fazenda em Santo Antônio do Pinhal, o azeite ficou entre os dez primeiros colocados em um concurso realizado na Espanha. O casal proprietário passou a investir e estudar a olivicultura desde 2014, e com as duas primeiras safras extraídas, entre 2018 e 2019, começou a participar de concursos e a ser comercializado.

Até 2014, a fazenda criava gados de corte. Nessa época, Bia Pereira e seu marido, Bob Vieira da Costa, passaram a querer investir na olivicultura.

“Sempre quisemos explorar alguma coisa da terra, plantar algo, até que vimos que na região alguns que já estavam produzindo azeite, começando a produzir vinho, e foi quando nós experimentamos o azeite fresco, que é completamente diferente do azeite comprado no supermercado. Ficamos muito entusiasmados e começamos a pesquisar, e assim decidimos plantar”, conta Bia.

As duas primeiras safras, primeiramente, foram distribuídas apenas para a família. A partir desse momento, o produto começou a ser comercializado e participar de prêmios. Já venceu mais de 40 prêmios internacionais, entrando na lista dos melhores do mundo em um concurso realizado na Espanha no ano passado. “Esse reconhecimento é de uma satisfação enorme, porque você vê aquele trabalho que está fazendo, se empenhando”, diz a proprietária.

Atualmente, são cerca de 3500 oliveiras, e em 2021, Bia e Bob, adquiriram outra fazendo no Rio Grande do Sul. As duas propriedades produziram 10 mil litros de azeite no ano passado.

Por se localizar numa região de montanhas, a colheita é trabalhosa, feita manualmente. Depois são levadas ao agar, e armazenadas por temperatura controlada por no máximo 4h, antes de serem encaminhadas para a máquina de extração. “A azeitona, na hora que você tira ela do pé, começa a se deteriorar. Então quando antes você começar a fazer o azeite, melhor”, explica Bob.

Com dedicação, eles transformaram uma fazenda que criava gado de corte em um verdadeiro paraíso olivícola, valorizando a produção local e a qualidade excepcional de seu azeite. O endereço para a visitação é Estrada Municipal Pedro Joaquim Lopes, Estr. do Lageado, 3931, Santo Antônio do Pinhal. O telefone para contato é (12)366-2282, necessário agendar previamente.

Confira a matéria completa: