A atuação da mulher dentro de um supermercado

 A atuação da mulher dentro de um supermercado

De uns tempos para cá, as mulheres começaram a ouvir com mais frequência um novo conceito que as representa, principalmente nas campanhas publicitárias: “lugar de mulher é onde ela quiser”. E na live desta quinta-feira, dia 5, Andreia Barbosa, vice-presidente do Barbosa Supercados, mostrou como isso pode ser colocado em prática, seja em casa, dentro da empresa ou com os clientes.

“Muitas vezes as mulheres se sentem inseguras e acabam optando por ficar em casa ao invés de colocar os seus planos em prática. Penso que não existe um homem ou mulher que seja melhor para esta ou aquela função, se eles forem parceiros. Ou seja, quando há parceria qualquer pessoa é capaz de realizar os seus sonhos. Por isso, durmam com ideias e acordem com atitudes”, defende a executiva.

E como para ela as “palavras têm poder”, com o apoio do seu marido Nelson Barbosa, presidente da rede e diretor regional da APAS (Associação Paulista de Supermercados), há 24 anos Andreia lidera não só um time de colaboradores como também todo o design das lojas.

Atualmente com 33 unidades em São Paulo, a rede pretende inaugurar outras três, sendo uma no bairro de Ermelino Matarazzo, que terá um conceito mais industrial, que perpassa pela história da região, incluindo a importância do transporte ferroviário. “Além disso, estamos reformando outras quatro unidades porque acreditamos que o conforto e o aconchego sejam imprescindíveis para que o nosso time se sinta bem. Afinal, todos os nossos colaboradores passam mais tempo no trabalho do que em suas casas”, defende.

Alguns dos novos ambientes da loja já oferecem salas de descompressão, copa gourmet, além de todos os acompanhamentos para a famosa “pausa para o café”, e é este espírito de família, que a rede defende inclusive no seu slogan: “Supermercado da Família”, que Andreia procura incorporar em todos os seus trabalhos de gerenciamento, inclusive durante a pandemia.

“Acredito que o ‘novo normal’ veio para ficar, afinal, até a vacina, as pessoas continuarão se sentindo inseguras em determinados ambientes. Por isso, em termos de design, acredito que os supermercadistas precisam oferecer um visual mais simples e acessível para os seus clientes, como se fosse uma extensão das suas casas, já que muitos passaram a curtir mais o seu lar, a cozinhar e conviver mais tempo com a família. Ou seja, apesar de tudo, a pandemia também trouxe algo de bom que foi unir mais as pessoas, e os supermercados precisam acompanhar esse novo sentimento, oferecendo mais aconchego e segurança cada vez que o shopper entrar na sua loja”, deixa a dica.

Outra lição que é preciso repensar neste momento, segundo ela, é a questão do design precisar caminhar junto com o marketing e o gerenciamento por categoria. “Afinal, não dá para trabalharmos de forma unilateral. Precisamos atuar em conjunto para termos harmonia e oferecermos as melhores experiências possíveis aos nossos clientes”, defende.

Por falar nisso, a rede já vem estudando maneiras para melhorar as experiências de compras dos seus clientes, com mais de 60 anos. “Será preciso repensarmos as formas de atender este público durante a pandemia, proporcionando-lhes, por exemplo, poltronas para descanso, com espaço exclusivo para aqueles que possuem maior dificuldade de locomoção, entre outras medidas. Afinal, as crises também podem criar oportunidades para sermos pessoas melhores e oferecermos serviços mais adequados”, completa.