Quase 95% da atividade econômica do RS foi afetada por enchentes, aponta Fiergs
Os melhores cases de IA da NRF 2024
“Estamos entrando em um superciclo tecnológico”. Essa foi uma das frases da tão aguardada e concorrida palestra da Amy Webb no SXSW 2024, maior festival de inovação e criatividade do mundo. Esse superciclo se caracteriza por uma janela de 20 anos com tamanho avanço tecnológico que transformará fundamentalmente a forma como vivemos e vivenciamos o mundo, será o maior avanço tecnológico da história do mundo.
Mensagem forte, não? Ela não é a única. Bill Gates também tem falado amplamente sobre o tema. Segundo ele, a IA trará uma revolução ao mundo maior do que a internet trouxe há 20 anos e teremos o maior aumento de produtividade da história da humanidade.
O mais interessante é que a própria Amy comentou que é muito desafiador antever como será o futuro empoderado pela IA, assim como não conseguíamos vislumbrar todas as disrupções que a internet traria há 20 anos.
Inteligência Artificial na NRF
É claro que o maior evento de consumo e varejo do mundo também não ficaria de fora das discussões da transformação que a IA trará para o segmento de consumo e varejo, sendo esse um dos temas mais abordados e discutidos na NRF 2024.
Marcando presença em praticamente todos os stands de tecnologia da enorme área de exposição de mais de 30.000 m², o tema foi praticamente inserido em todas as palestras do evento. Em maior ou menor grau, a IA se consolidou como uma das grandes tendências e promete ser o principal motor de inovação para o nosso mercado.
Mesmo que ainda em estágio inicial, diversas empresas apresentaram seus cases de aplicação da IA e, como é o esperado de todas as novas tecnologias, as aplicações estão concentradas em melhorar e otimizar processos atuais, e não em transformações estruturais.
Mapeamos as seguintes áreas de maior uso e aplicação da IA na NRF 2024:
Princpiais cases de IA na NRF
Vamos aos cases que mais se destacaram na NRF 2024, procuramos selecionar exemplos de diferentes cenários e aplicações.
Amazon Ads – Personalização 1 a 1
A Amazon mostrou seu case de produção de anúncios gerados por IA. Basta selecionar os SKUS desejados, escolher o tema de fundo, a aplicação e, pronto, fotos realistas em diferentes casos de uso gerados em tempo real pela máquina.
Foi discutido que em um futuro próximo poderemos personalizar ao extremo a experiência digital de cada consumidor e teremos fotos, descrições, reviews, vídeos explicativos etc. customizados cliente a cliente.
Carrefour França – Atendimento via IA
Na palestra da Gouvêa Ecosystem na NRF24, mostramos os cases mais inovadores de varejo no mundo. Um deles foi o do Carrefour na França, que integrou seus canais digitais com uma versão personalizada do ChatGPT-4.
A IA se faz presente em todos os canais de atendimento ao consumidor e reponde de forma natural a qualquer questão relacionada ao Carrefour, como status dos pedidos, ofertas personalizadas, planejamento para um jantar, receitas etc. A IA foi batizada de Hopla! e usa os dados de navegação e histórico do cliente para entregar as melhores recomendações personalizadas 1 a 1.
Rewind – Assistentes pessoais
“Todos nós teremos assistentes pessoais dentro de 3 a 5 anos cuidando da nossa vida pessoal e profissional”. Essa foi a frase da Kate Ancketill, CEO da GDR na NRF24.
O uso dessas novas tecnologias promete escalar a produtividade dos profissionais e das empresas. E exemplos de aplicativos de assistentes pessoais baseados em IA não faltaram: ChatGPT, da OpenAI; CoPilot, da Microsoft; PI etc.
Um dos que mais chamaram a atenção foi o da empresa Rewind, que por meio de aplicativos instalados no seu celular e computador passa a ler tudo o que você faz (e fez) nesses ambientes, permitindo com que o usuário faça perguntas de forma natural e aberta para obter sua resposta, algo como “Onde será o meu evento de sexta-feira?”, Qual o nome da pessoa da empresa ABC com que eu almocei na semana passada?” ou “Qual o faturamento da empresa 123 que Fulano comentou comigo?”
O mais interessante é que essa empresa está desenvolvendo, ainda em fase de protótipo, um pingente que ouvirá e transcreverá tudo o que é dito pelo usuário e no seu entorno, amplificando ainda mais o poder do assistente pessoal.
Superbalist – Redução de custos
A varejista de moda sul-africana Superbalist implementou nos seus canais digitais uma ferramenta baseada em IA para encontrar o tamanho certo para cada cliente. Esse é um grande desafio, considerando as inúmeras variações nas modelagens e no caimento único de cada peça.
Usando como dados de entrada do usuário apenas a altura, o peso e o formato do corpo, a ferramenta cruza tais informações com os dados da modelagem de cada peça usado pelas confecções e do comportamento de dezenas de milhares de outros clientes, como satisfação, reviews, taxas de devolução etc., para mitigar ao máximo o problema de devoluções pela compra do tamanho errado.
Walmart – Diga adeus a fazer compras
Outro case que chamou bastante a atenção foi o do Walmart, com o uso de IA aplicado ao programa de fidelidade da empresa, o Walmart Plus.
Através dessa aplicação, a empresa começou a prever quais itens seus clientes “querem comprar”, com base no seu histórico de compra, taxa de consumo e comportamento. Dessa forma, os clientes nunca mais precisarão lembrar de comprar o seu refrigerante favorito, por exemplo.
Um estágio ainda mais desenvolvido é a integração dessa IA com o serviço do Walmart chamado “In home delivery”, em que o entregador da empresa consegue abrir a garagem ou portão do cliente através do seu aplicativo e deixar as compras dentro de casa.
No limite, o Walmart prevê que seus consumidores nunca mais precisarão fazer compras. A IA fará todo o trabalho para eles e os itens aparecerão “magicamente” dentro das suas casas.
O Walmart reforçou que esse não é um serviço de assinatura de itens específicos que o cliente escolhe, mas, sim, que é uma IA determinando o que, quando e quanto o cliente precisa.
Visão do futuro
Como mencionei no início desse artigo, as aplicações demostradas, apesar de avançadas e já em operação, ainda estão em estágio inicial, pois estão centradas em otimizar os processos e as rotinas existentes. Entretanto, estamos no limiar de novas aplicações, ideias e modelos de negócios que ainda não conseguimos antever, pois as bases que darão sustentação para essas transformações estão sendo construídas neste exato momento.
Apesar de o caminho ser ainda nebuloso, o destino, por outro lado, parece ser bem mais claro. Todos os segmento serão profundamente impactados, desafiados e transformados pelas novas tecnologias, abrindo amplo espaço e oportunidade para novos entrantes desafiarem o status quo. Isso demandará a reinvenção dos protagonistas de hoje para se manterem nessa posição.
Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Divulgação