Semana Brasil segue até dia 12 para impulsionar vendas no comércio

 Semana Brasil segue até dia 12 para impulsionar vendas no comércio

Estratégias de divulgação têm grande peso nos resultados das vendas; confira dicas

Conhecida como Black Friday brasileira, a quarta edilção da Semana Brasil acontece até o 12 de setembro, com promoções e descontos para movimentar o comércio em setembro, mês sem datas comemorativas e, comumente época fraca de vendas.

Criada em 2019, a Semana do Brasil é uma ação é organizada pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom), com o apoio do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e tradicionalmente acontece na semana do dia 7 de setembro, quando é comemorada a independência do País.

Para participar do evento, as lojas e marcas devem fazer um cadastro no site da campanha, que disponibiliza materiais de divulgação para quem quer promover as ofertas do período.

A campanha acontece tanto no ambiente físico como no virtual. De acordo com a Ebit/Nielsen, entre a primeira e a última edição, o aumento no volume de pagamentos online foi de 41%, o que comprova o sucesso da iniciativa.

“A Semana do Brasil é muito estratégica, já que acontece entre os meses do Dia dos Pais e do Dia das Crianças. O comércio costumava ser mais morno no mês de setembro, mas essa iniciativa vem justamente para movimentar as vendas nesse período, com descontos e promoções. É preciso preparar o negócio para aproveitar as oportunidades”, comenta Fernanda Hermanny, CEO da Afilio, empresa de marketing de performance.

Fernanda traz três dicas para quem deseja aproveitar a Semana do Brasil para impulsionar as vendas online. Confira:

Aposte no marketing de afiliação

As estratégias de divulgação têm grande peso nos resultados das vendas em datas promocionais, como é o caso da Semana do Brasil. O marketing de afiliação é um dos caminhos para alcançar bons números. Trata-se de uma estratégia de publicidade online, em que parceiros promovem produtos e serviços para potencializar a divulgação de ofertas e descontos, em troca de comissões.

“A Afilio, por exemplo, tem uma rede diversificada com mais de cem mil filiados, que atendem diversos segmentos e trabalham em canais como sites de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing, sites de cashback e de cupons de desconto, entre outros, prontos para alcançar os consumidores e entregar bons resultados aos anunciantes”, explica Fernanda.

Esteja presente em mais de um canal

Estar presente em diferentes canais de venda e atendimento é uma exigência do mercado atual e um desejo do público, que prioriza serviços omnichannel, que tragam comodidade, praticidade e autonomia para decidir que canais utilizar durante a jornada de compra.

“Estar presente no máximo de plataformas possível é essencial para bons resultados e também para uma maior satisfação dos consumidores. A omnicanalidade é uma das melhores estratégias que as empresas podem seguir e é importante garantir que os canais adotados sejam integrados e ofereçam um mesmo nível de qualidade nas interações com os usuários”, pontua a CEO da Afilio.

Garanta uma boa experiência

A jornada de compra deve ser descomplicada do início ao fim. Desde uma plataforma de fácil navegação e carregamento rápido, até boas condições de pagamento e entrega dos produtos, cada detalhe fará diferença na tomada de decisão do cliente e na sua experiência.

“Qualquer dificuldade pode ser suficiente para o consumidor fechar a página e buscar outra loja. Além de garantir uma boa experiência, é importante conhecer as preferências do público e usar essas informações para planejar ofertas certeiras para a Semana do Brasil”, finaliza a especialista

Imagem: Shutterstock