5G traz oportunidades de melhoria na jornada de compra online nos supermercados

 5G traz oportunidades de melhoria na jornada de compra online nos supermercados

Foto de Z z: https://www.pexels.com/pt-br/foto/construcao-luzes-servico-atendimento-6200343/

Três em cada 10 empresários acreditam em transformação guiada pela quinta geração de tecnologia da rede de internet móvel

Este ano, a Anatel incluiu em seu calendário a implementação da tecnologia 5G em diferentes capitais brasileiras, começando por Brasília. Hoje, as principais cidades do país já contam com esse serviço. Trata-se de uma novidade tanto para o consumidor final quanto para as empresas e prova disso é que um estudo feito pela IDC (International Data Corporation) sobre o 5G no mercado B2B mostra mais de 80% das empresas brasileiras vislumbrando somente oportunidades de conectividade com a nova tecnologia.

Segundo a pesquisa feita com 400 empresas com mais de 100 funcionários cada, 30% dos entrevistados acreditam que o 5G será capaz de transformar a forma como as pessoas compram online. De acordo com Bruno Cani, CEO da Resilia Educação, empresa de capacitação profissionais em tecnologia para o mercado de trabalho, o 5G chega para atender a demanda de uma sociedade hiperconectada e entregar mais velocidade, confiabilidade, alta taxa de transmissão de dados e baixa latência. 

Para o executivo, essa tecnologia influencia também no desenvolvimento e na qualidade dos novos softwares que serão desenvolvidos daqui para frente. Bruno acredita que a quinta geração de tecnologia da rede de internet móvel revela uma oportunidade para os profissionais buscarem a integração entre o digital e o mundo físico. Segundo o CEO da Resilia Educação, as novas tecnologias trazem novas aplicações e isso cria novas oportunidades para as empresas. 

5G como estratégia para a jornada de compra

Considerando o metaverso como uma tendência para as lojas do varejo, o 5G tem papel importante já que torna o acesso mais fácil a estas plataformas, sem travamentos e perda de qualidade nas imagens e vídeos, por exemplo. Nesse sentido, ao facilitar e melhorar a conectividade e a capacidade de transferência de dados, a jornada de compra do consumidor será impactada de maneira estratégica pelo 5G, principalmente pelo fim da lentidão em momentos cruciais da compra, como o checkout.

De acordo com o executivo, as empresas precisam estar atentas porque, muitas vezes, o nascimento de novas tecnologias acontece de maneira mais rápida do que a quantidade de profissionais especializados no mercado. Segundo Cani, os empresários que acham que tecnologia 5G é somente para indústrias modernas ou empresas digitais, precisam entender o verdadeiro potencial que o 5G tem de impactar seus negócios.