VR aposta em cruzamento de dados em nuvem para aprimorar experiência do consumidor

 VR aposta em cruzamento de dados em nuvem para aprimorar experiência do consumidor

Modelo de operações faz parte de ampla estratégia voltada para dados

Para incentivar o consumo em pequenos e médios comércios, a VR desenvolveu uma série de ações para dar mais liberdade de escolha e flexibilidade para os mais de 3 milhões de clientes aptos para transação dos seus serviços.

Para isso, a VR adotou as soluções do Microsoft Azure, plataforma de nuvem da Microsoft, e o Azure Databricks, responsável por analisar os dados da companhia e oferecer insights de negócios. Com o uso das tecnologias, as informações se transformam em estratégias para aperfeiçoar a experiência dos consumidores a partir do cruzamento de dados. 

Com as informações alinhadas, o aplicativo poderá sugerir compras em estabelecimentos de acordo com o perfil do consumidor — analisado a partir de seu histórico de compras. O cliente receberá notificações de estabelecimentos que costuma frequentar com frequência ou de comércios locais. 

“Dados são fundamentais em uma estratégia de negócios, principalmente em uma jornada digital. A estratégia atual da VR é ser uma empresa baseada em dados e, para extrair o potencial desse ativo valioso, estamos investindo nas ferramentas e tecnologias necessárias para essa análise”, diz Renato Teixeira, diretor-executivo de Produtos e Plataformas as a Service da VR. 

Estratégia de dados

Na jornada para se tornar uma Data Driven Company, a VR reestruturou a área de Data & Analytics, que agora conta com os núcleos: governança de dados, plataforma de dados, serviços de dados, data lab e, a partir de 2023, contará também com o núcleo de produtização de dados.

O novo modelo de operações da VR faz parte de uma ampla estratégia de dados que a companhia tem adotado. Anteriormente, a análise dos dados era feita em um computador físico, o que tornava o processo lento. Hoje, com o apoio da nuvem, a companhia conta com algoritmos que oferecem análises em menos de trinta minutos. Com a otimização, é esperado um crescimento de 10% a 15% na taxa de conversão.