Vendas para o Halloween devem movimentar o comércio da região

 Vendas para o Halloween devem movimentar o comércio da região

Segmentos de doces, fantasias e artigos decorativos temáticos esperam crescimento de 8,4% no faturamento

Mais do que sustos, doces e diversão, o Halloween, celebrado do dia 31 de outubro, tem ganhado força no Brasil ao longo dos últimos anos em decorrência da influência cultural americana – filmes e séries, principalmente, e do aumento do mercado de ensino de idiomas e de escolas bilíngue, em que a comemoração da data é estimulada.

De acordo com o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) no calendário de datas comemorativas no Brasil, o Dia das Bruxas ainda tem um peso pequeno sobre o varejo de maneira geral, mas já é extremamente importante para as lojas de fantasias, decoração, doces e supermercados, já que as crianças se vestem de monstros, bruxas, zumbis, entre outros personagens e saem pela vizinhança fazendo a famosa pergunta: doces ou travessuras?

A Associação Brasileira do Comércio  de Artigos para Festas – ASBRAFE – projeta um crescimento de 8,4% no faturamento para o Halloween deste ano no Brasil. Segundo o Sincovat, as vendas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte também devem atingir esse patamar de crescimento, considerando o desempenho recente do varejo da RM Vale.

Em 2024, entre os dias 1º e 30 de outubro, pequenas e médias empresas online venderam 19 mil produtos relacionados a data, sobretudo fantasias e itens de decoração. “Hoje, as festas não se resumem apenas as escolas de idiomas, mas também nas escolinhas infantis, em condomínios e nas próprias residências”, explica o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg.

Uma pesquisa realizada pelo Grupo Globo em 550 municípios, entrevistando pouco mais de 1.500 pessoas, mostrou que 33% pretendem comemorar o Halloween em 2025. Para a classe AB, essa parcela supera 50%. Das pessoas que pretendem celebrar a data, 29% vão preparar ou ir em uma festa com amigos/familiares, 21% irão maratonar filmes ou séries de terror, 15% vão participar de evento temático no trabalho e 13% vão fantasiar os filhos para festas nas escolas/curso de inglês.

Para o Sincovat, esses dados mostram que o Halloween tem se tornado uma data tradicional do calendário de vendas brasileiro e até mesmo empresas que não estão diretamente ligadas a data podem aproveitar para decorar a loja e lançar promoções remetendo a data.