Vendas do varejo da cidade de SP avançam 25,5% em dezembro, diz ACSP

 Vendas do varejo da cidade de SP avançam 25,5% em dezembro, diz ACSP

A forte alta, na comparação mensal, é explicada pelo aumento natural da demanda no período de Natal

Beneficiadas pelas compras natalinas, as vendas no varejo paulistano avançaram 25,5% em dezembro, na comparação com o mês anterior. A informação consta do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), elaborado com base em amostra da Boa Vista.

De acordo com análise do economista Ulisses Ruiz de Gamboa, da ACSP, a alta em dezembro foi resultado da atividade econômica mais forte, maior taxa de ocupação, além do aumento da confiança do consumidor e pelas vendas registradas no Natal.

A pesquisa de intenção de compras de presentes para o Natal, encomendada pela ACSP no início de dezembro, apontava que os consumidores não antecipariam as compras. Fato que foi confirmado, segundo o economista, nos resultados do indicador de dezembro. “Não houve canibalização, por exemplo, entre Black Friday e Natal”, diz.

Na comparação interanual, o Balanço de Vendas apresentou aumento de 0,7% e, comparado com igual mês de 2019, a alta foi de 2,7%. A elevação, no entanto, é inferior à apresentada na leitura anterior.

“É preciso considerar que a alteração no funcionamento do comércio durante os dias de jogos da seleção brasileira influenciou negativamente nas vendas. Além disso, tivemos menos dias úteis entre um ano e outro”, disse.

IMAGEM: Paulo Pampolin/DC