Vendas do Dia dos Pais devem crescer 7% na região
A primeira importante data comemorativa do segundo semestre chegou: o Dia dos Pais deve movimentar diversos setores do comércio durante esse início de agosto. Segundo o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), a expectativa é que as vendas cresçam 7% este ano, com relação a 2024.
Para o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg, as expectativas refletem o ótimo desempenho do setor neste ano e se as estimativas se confirmarem, o faturamento de R$ 6,7 bilhões será o maior para um mês de agosto desde o início da série histórica em 2008. “Essas projeções estão baseadas, principalmente, no desempenho recente do varejo da região. Só nos primeiros 4 meses, as vendas cresceram 13,5%. O mercado de trabalho segue gerando vagas com carteira assinada, aumentando o contingente de pessoas com capacidade de consumir. A inflação também deu uma desacelerada. Todos esses fatores fazem as compras aumentarem”, explica Dan.
Na avaliação da entidade, cinco atividades podem ser mais impactadas pelo Dia dos Pais: farmácias e perfumarias; lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e departamentos; lojas de vestuário, tecidos e calçados; materiais de construção (por conta das ferramentas) e supermercados.
As projeções do Sincovat são elaboradas com base nos dados da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), a qual utiliza dados da receita mensal informados pelas empresas varejistas ao governo paulista. A pesquisa é feita mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) através de um convênio de cooperação técnica com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).
Presentes com preços atrativos
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de junho. A boa notícia para os filhos é que para grande parte dos itens preferidos na hora de presentear, o preço subiu abaixo da inflação geral que foi de 5,69%. Entre os itens de vestuário, destacam-se a calça comprida masculina (+2,27%), a bermuda/short masculino (+3,69%) e o tênis (+1,13%). Os preços do relógio de pulso e do perfume também subiram abaixo da inflação geral, com variação de 4,03% e 2,28%, respectivamente. Por outro lado, a camisa/camiseta masculina ficou 7,89% mais cara em relação ao ano passado e o preço do sapato masculino subiu 9,34%.
Quem optar por presentes de maior valor agregado, vai ter que gastar bem mais em relação ao ano passado. O preço do computador pessoal subiu 12,3% e a joia apresentou a maior variação entre os itens selecionados, com alta de 32,35%. O televisor ficou apenas 2,22% mais caro.
Os filhos que gostam de levar o pai para almoçar fora ou para uma viagem/atividade de lazer também vão gastar mais que no ano passado. O preço da refeição fora de casa subiu 7,13% e o do cafezinho 16,88%. Para os pais vaidosos, os serviços de cabeleireiro e barbeiro ficaram 6,21% mais caros e quem optar pelo cinema, teatro ou concerto pagará cerca de 4,76% a mais do que ano passado, abaixo da inflação geral. Por fim, no caso de viagens, os preços avançaram nos seguintes percentuais: hospedagem (+4,18%), ônibus interestadual (+12,04%) e pacote turístico (+4,34%). Assim, apenas a passagem aérea (-6,31%) exibiu queda de preços no período.
