Vendas do Dia das Crianças devem crescer 5% na região, diz Sincovat

 Vendas do Dia das Crianças devem crescer 5% na região, diz Sincovat

A próxima data comemorativa que deve movimentar o varejo é o Dia das Crianças. De acordo com o Sincovat (Sindicato do Comércio varejista de Taubaté e região), as vendas próximas ao 12 de outubro devem crescer 5% este ano na RM Vale, com relação ao mesmo período de 2020.

Os setores de roupas, calçados e brinquedos deverão ser os mais movimentados. Os preços dos presentes para os pequenos devem ajudar a alavancar as vendas, uma vez que subiram menos que a inflação do período: brinquedos (+3,97%) roupas infantis (+4,37%) e calçados infantis (+3,24%).

No entanto, outros itens que afetam o orçamento das famílias devem fazer com que o crescimento fique restrito aos 5%, explica o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg. “Se por um lado os preços dos possíveis presentes não subiram tanto como outros produtos (alimentação, combustíveis, energia elétrica, etc), este avanço geral no valor de quase tudo no país diminui a renda familiar disponível para os presentes, o que deve desacelerar inclusive a retomada do comércio”, explica.

As vendas do Dia das Crianças costuma ser um termômetro para o final de ano. Antes do Natal, o comércio também aposta na Black Friday. “O último trimestre do ano costuma ser o melhor para o varejo e, normalmente, se outubro vai bem , o final de ano costuma ter bons resultados com relação ao ano anterior”, comenta Dan.