Varejo brasileiro tem 479 redes familiares com potencial para fusões e aquisições

 Varejo brasileiro tem 479 redes familiares com potencial para fusões e aquisições

Análise da Hand, assessoria especializada em fusões e aquisições, mostra tendência de concentração do mercado

Pelo menos 479 empresas familiares do varejo brasileiro têm potencial para receber aportes de fundos de investimento ou passar por um processo de M&A (fusões e aquisições). É o que mostra uma pesquisa realizada pela assessoria especializada em fusões e aquisições Hand.

O estudo considerou redes varejistas com faturamento anual entre R$ 100 milhões e R$ 500 milhões e redes de supermercados e atacados com faturamento anual acima de R$ 300 milhões. O resultado indica 185 redes de supermercados e 294 redes varejistas com potencial para fusões e aquisições.

“O mercado doméstico brasileiro reúne condições únicas no âmbito mundial. Nem mesmo a complexidade de se empresariar no Brasil consegue frear as oportunidades. Vivemos em um país continental e com uma fragmentação incrível de empresas nos subsetores varejistas. Além disso, os negócios familiares enfrentam uma onda de sucessão e profissionalização das suas operações, pontos que aproximam essas empresas de um potencial aporte, incorporação ou fusão”, analisa José Venancio, sócio da Hand e responsável pelos novos negócios da empresa.

Detalhamento dos dados

O mapeamento da Hand mostra que a idade média das empresas listadas é de 30 anos. Juntas, elas empregam mais de 400 mil pessoas.

As redes varejistas foram subdivididas em categorias, de acordo com seu porte: as maiores (receita entre R$ 300 milhões e R$ 500 milhões) e as menores (entre R$ 100 milhões e R$ 300 milhões). O estudo concluiu que as maiores possuem em média 44 lojas por rede, enquanto as menores contam com a média de 23.

Nas empresas supermercadistas, a subdivisão também foi feita com base no porte da companhia, com três classificações: as maiores empresas (receita acima de R$ 1 bilhão), as médias (receita entre R$ 500 milhões e R$ 1 bilhão) e as menores (receita entre R$ 300 milhões e R$ 500 milhões). As menores têm em média 11 lojas, enquanto as redes de médio porte, 18, e as maiores, 37. A rede com a maior quantidade de lojas possui 145 unidades.

“Partimos de uma relação inicial com mais de 5 milhões de empresas, entre redes varejistas, supermercados e atacados. Após o processo de triagem das faixas de receita, foram 1.751 companhias analisadas. A partir daí foram excluídas as associações, cooperativas e fundações, bem como as empresas que já participaram de ao menos uma transação de fusão e aquisição anteriormente” explica Marcos Andrade, atual conselheiro da Hand e empreendedor com atuação destacada no varejo, que participou da pesquisa.

Potencial do setor

Marcos ainda completa que o levantamento evidencia o potencial do setor. “A concentração de mercado é um bom termômetro de maturidade e concorrência de um segmento, mas no varejo brasileiro ainda é baixa. Há muito espaço para consolidações e as grandes empresas do setor estão ligadas nisso”, analisa.

A participação média dos cinco maiores varejistas brasileiros passou de 22%, em 2005, para 28,7%, em 2019, de acordo com pesquisa da Gouvêa Consulting. O setor mais concentrado é o de bens duráveis, com 47,1%, seguido por supermercados (34,4%) e farmácias (22,9%).

“Como comparação, podemos pensar no competitivo e maduro mercado de supermercados na Inglaterra, que tem um índice de 66% de concentração, conforme o levantamento de 2022 da Statista. Esse quadro evidencia a avenida de oportunidades na consolidação de diversos setores do varejo”, finaliza Marcos Andrade.

Imagem: Shutterstock