Uber Health chega ao Brasil com serviço de transporte médico não-emergencial
Lançado em 2018 nos EUA, está agora ativo em quatro países e soma mais de 3 mil empresas cadastradas na plataforma
O Uber Health está chegando ao Brasil e, segundo a companhia, marca a entrada definitiva da solução de transporte médico não-emergencial para pacientes. Por meio do serviço, as organizações do setor de saúde podem agendar, gerenciar e pagar viagens de pacientes e funcionários em uma plataforma digital, permitindo operações mais rápidas e simplificadas.
Lançado em 2018 nos Estados Unidos, o Uber Health está agora ativo em quatro países – EUA, Austrália, Reino Unido e Brasil – e conta com mais de 3 mil empresas do setor de saúde cadastradas. Entre 2022 e 2023, o Uber Health registrou um crescimento de 75% de faturamento apenas nos EUA, destacando uma necessidade crítica por soluções contínuas de mobilidade e entrega.
Segundo Renan Alves, gerente geral do Uber para Empresas no Brasil, o objetivo é democratizar o acesso ao transporte médico não-emergencial. “A plataforma exclusiva para os clientes de Uber para Empresas foi projetada para agilizar o processo de gerenciamento de viagens por meio da intermediação pela Uber, reduzir barreiras ao acesso à saúde e, consequentemente, ajudar a melhorar o bem-estar dos pacientes e dos profissionais de saúde”, pontua Alves. “Ao proporcionar que mais pacientes e funcionários estejam conectados a essa opção de viagens, o Uber Health pode ajudar os provedores de serviços de saúde no Brasil a melhorar o comparecimento às consultas, reduzir custos e aumentar a satisfação dos pacientes, medidas cada vez mais significativas para essas empresas”, explica.
Como é o serviço
O Uber Health aproveita a mesma tecnologia que transformou a forma como as pessoas se deslocam nas cidades para oferecer soluções de mobilidade às empresas do setor de saúde. Com foco nos desafios únicos que o setor enfrenta, a plataforma ajuda a garantir que essas soluções funcionem para pacientes, equipes médicas e cuidadores, com a garantia de que, seja para uma consulta médica de rotina, uma visita domiciliar crítica, seja para uma viagem ao laboratório ou clínica, a experiência de deslocamento seja perfeita.
A companhia destaca que segue rígidos padrões de privacidade e segurança, entre os quais se destacam os recursos para os pacientes e praticidade para os administradores.
Recursos para os pacientes
- Acesso sem smartphone: Os passageiros não precisam ter smartphone, aplicativo Uber ou cartão de crédito para utilizar esses serviços. Eles podem receber mensagens de texto ou chamadas telefônicas com detalhes da viagem e do veículo;
- Rastreamento de viagem: Os passageiros com smartphones recebem um link para acompanhar o percurso para que eles possam encontrar mais facilmente os motoristas antes de cada viagem;
- Tranquilidade para os pacientes e seus entes queridos: Funcionalidades como reordenamento automático, compartilhamento de localização e viagens de ida e volta tranquilizam não apenas os pacientes, mas também seus amigos e familiares que desejam garantir que quem precisa de cuidados vai chegar e sair com tranquilidade dos compromissos médicos necessários.
Praticidade para administradores
- Fácil coordenação: Os administradores da conta podem fazer agendamentos em nome dos pacientes e funcionários para que as viagens ocorram imediatamente, dentro de algumas horas ou com até 30 dias de antecedência, sejam elas viagens únicas, de ida e volta, sejam recorrentes. Isso permite que a viagem seja agendada para consultas de acompanhamento quando os pacientes ainda estão na unidade de saúde. Várias viagens podem ser agendadas e gerenciadas ao mesmo tempo em um único painel.
Eficiência operacional para redução de custos e melhores resultados
- Transparência orçamentária: As empresas que utilizam Uber Health podem monitorar facilmente os gastos com viagens para que possam acompanhar como o Health está melhorando a eficiência operacional. A plataforma gera relatórios sobre viagens solicitadas, assim como possibilita visualizar extratos de faturamento mensais, compromissos e relatórios de agendamento, tornando mais fácil para as empresas medirem as reduções de custos.
Mais opções de ganhos para motoristas parceiros
- Viagens por hora: Ao fazer viagens de Health, os parceiros passam a contar com mais uma opção de geração de renda, já que algumas delas são reservadas por tempo, oferecendo ganhos mais altos para os motoristas.
Imagem: Shutterstock/mercado e consumo