Supermercado holandês abre ‘caixa lento’ para idosos que desejam bater papo

 Supermercado holandês abre ‘caixa lento’ para idosos que desejam bater papo

Crédito: Divulgação/Jumbo

Iniciativa da rede tem como objetivo combater a solidão no país

dos clientes. Nos supermercados não é diferente. Robôs, mercados 100% autônomos e caixas de autoatendimento já são realidade. Mas, e para parte da população que ainda não se habituou com esse estilo de vida tão rápido e agitado? Foi pensando nesse público, principalmente composto por pessoas idosas, que a rede holandesa de supermercados, Jumbo, abriu checkouts onde os clientes poderão parar para conversar, em vez de pagar suas compras o mais rápido possível.

O primeiro ‘checkout de bate-papo’, como foi apelidado, foi inaugurado em 2019 em Vlijmen, cidade na província holandesa de Brabante do Norte. Seu sucesso levou o grupo a planejar a operação de mais 200, principalmente em lojas em áreas onde a solidão é um problema.

Crédito: Divulgação/Jumbo

“Muitas pessoas, principalmente os idosos, podem se sentir solitárias. Como empresa familiar e rede de supermercados, temos um papel central na sociedade. As nossas lojas são um ponto de encontro e isso significa que podemos fazer algo para combater a solidão. O checkout de bate-papo é apenas uma das coisas que podemos fazer”, disse Colette Cloosterman-Van Eerd, gerente de operações da Jumbo.

O chat checkout do supermercado faz parte de um programa do Ministério da Saúde do país para combater a solidão. A Holanda tem cerca de 1,3 milhão de pessoas com mais de 75 anos, mais da metade das quais disseram que se sentem solitárias regularmente.

A iniciativa pretende captar precocemente os sinais de solidão dos idosos e convidar empresas e entidades a trabalharem em conjunto para encontrar soluções criativas. “Estamos orgulhosos de que nossa equipe queira trabalhar no chat checkout. É um gesto pequeno, mas valioso, especialmente em um mundo cada vez mais digital e rápido”, disse Cloosterman-Van Eerd. Além do checkout, vários supermercados Jumbo também introduziram um ‘espaço de bate-papo’ onde os moradores podem tomar um café e conversar.

Fonte: Dutchnews.nl