Social commerce e seu momento em 2023 serão destaque na NRF

 Social commerce e seu momento em 2023 serão destaque na NRF

A indústria do social commerce projeta saltar de U$ 20 bilhões de receita para U$ 57 bilhões em 2025

O social commerce, modelo de venda de produtos ou serviços diretamente na social media, tem se tornado extremamente popular desde 2016 na China. A pandemia acelerou este modelo de negócio pelo mundo e fez as empresas se movimentarem para explorar esse mercado. O momento do social commerce e as tecnologias para explorar esse canal serão destaque durante a NRF 2023.

Mercado&Consumo faz anualmente uma cobertura especial da NRF e desta vez contará, ainda, com um estúdio montado dentro da área expositiva da feira.

Mesmo após a Meta desativar a loja virtual no Facebook em outubro, a indústria do social commerce projeta saltar de U$ 20 bilhões de receita para U$ 57 bilhões em 2025. Enquanto os principais players (Facebook, Instagram, TikTok) especulam o futuro do social commerce, algumas companhias já desenvolveram tecnologias que podem ser o futuro do setor.

Confira 5 empresas que estarão presentes no Laboratório de Inovações na NRF 2023: Retail’s Big Show, principal evento de varejo do mundo organizado pela National Retail Federation (NRF):

Buywith

É uma plataforma de compras por livestream que conecta criadores de conteúdo com marcas. Através de um link omnicannal, qualquer consumidor pode acompanhar os eventos ao vivo e experimentar uma jornada pelo site da marca junto do influenciador.

Com uma tecnologia de compartilhamento de tela inteligente, o host conduz uma jornada de “compre comigo” pelo site da marca. A Buywith, atualmente, realiza parceria com marcas e varejistas como Steven Madden, H&M e Forever 21.

Squadded

É um software de social commerce para lojas online que possibilita transformar o site em um destino interativo de compras para aumentar a receita. Com a plataforma, os visitantes podem interagir com amigos enquanto compram e os embaixadores da marca podem gerenciar sua própria página inicial. Além disso, influenciadores conseguem convidar seus seguidores para compras em conjunto.

Através de uma experiência de compra online disruptiva e imersiva, a Squadded ajuda a formar comunidades engajadas. Isso causa impacto direto aumentando as aquisições de clientes e os índices de conversão.

Violet.io

Uma plataforma integrada de compras por livestream que permite aos consumidores comprar por livestream, comando de voz, realidade aumentada, SMS e outros canais. O Violet.io conta com um API checkout universal que funciona em todos os canais.

Os consumidores podem finalizar a compra em qualquer canal emergente, eliminando a fricção entre a descoberta do produto e a compra. A estratégia de social commerce tem gerado conversões maiores do que táticas de marketing já tradicionais.

Bitrel

Plataforma de ponta a ponta que capacita marcas a criarem, gerenciarem e operarem lojas virtuais 3D com fotos reais. Mesmo online, o modelo de estabelecimento é totalmente imersivo e altamente interativo, com todos os objetos compráveis. Atualmente a startup trabalha com a marca de móveis Ethan Allen, e permite que designers se encontrem com consumidores para um teste virtual prévio.

LiSA

É uma plataforma social commerce headless, quando o frontend deixa de ser fixo e passa a ser dinâmico. A ferramenta permite as marcas publicarem conteúdo ao vivo diretamente no Instagram, TikTOk, Facebook, Youtube e Twitch.

As companhias podem engajar os consumidores onde quer que eles estejam e levá-los para livestreams e vídeos compráveis criados com a LiSA. A plataforma está sendo utilizada por empresas ao redor do globo, como Avon, Coach, Stuart Weitzman, L’Oreal e mais.

Imagem: Shutterstock