Próximos passos: Carrefour projeta 122 Sam’s Club no País

 Próximos passos: Carrefour projeta 122 Sam’s Club no País

Após a compra do Grupo BIG, anunciado na semana passada, conforme demos aqui, o Carrefour pretende instalar aproximadamente 122 lojas do Sam’s Club no Brasil, de acordo com as previsões arquivadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Atualmente a bandeira conta com 32 unidades nesse formato.

Além disso, o clube de vendas corresponde cerca de 21% da receita anual da rede de supermercados BIG e embora o Carrefour não tenha anunciado um prazo para essas aberturas das novas lojas do Sam’s Club, essa expansão pode quadriplicar o montante atual dos pontos de venda.

A compra do Grupo BIG — antigo Walmart Brasil — por R$ 7,5 bilhões, pode gerar um dos maiores players do varejo, com potencial de faturamento de R$ 100 bilhões anuais. Além disso, o negócio expandirá a presença do Carrefour em regiões onde ele tem possui pouca penetração, como por exemplo no Nordeste e Sul do País.

De acordo com o grupo francês, as sinergias empresariais vão desembocar também em um gigante, com Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 1,7 bilhão, após três anos da conclusão da aquisição, por enquanto em análise no CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Esta cifra deve garantir à nova companhia um faturamento anual superior a R$ 100 bilhões, ou seja, o maior segundo o levantamento de 2019 feito pelo Ibevar, em parceria com a FIA.