PMEs buscam crédito para se preparar para as vendas de final de ano

 PMEs buscam crédito para se preparar para as vendas de final de ano

Carência de crédito nos bancos tradicionais abre espaço para que as fintechs atuem nesse segmento

Os empreendedores brasileiros estão esperançosos com possibilidade de aumentar as vendas na Copa (53%), Black Friday (61%) e Natal (67%). Segundo um estudo da Serasa Experian, 97% deles pretendem fazer investimentos para se preparar para o período.

Fintech especializada em soluções financeiras e de crédito B2B, a Trademaster viu o aumento na concessão de crédito subir 62% em outubro e 8% em setembro, em relação ao mês de agosto deste ano, mostrando a corrida do varejo se preparando para as vendas. A expectativa de crescimento para novembro é de 30% em relação ao mês de outubro.

“O crédito em datas sazonais sempre será uma oportunidade de negócio, para investir na variedade de produtos, aumentando seu mix de prateleira e consequentemente aumentando seu fluxo de caixa, com mais opções”, afirma Francisco Pereira, CEO da Trademaster.

Segundo um levantamento feito pela fintech com os cerca de 1 milhão de varejistas cadastrados em sua base, a principal necessidade das PMEs (pequenas e médias empresas) na busca do crédito é o maior prazo de pagamento, além de recursos para investir e aumentar o mix de produtos, estoque e capital de giro.  “Com isso, conseguem evitar a ruptura do seu negócio, melhorar a gestão de estoque e fluxo de caixa, proporcionando melhor preço para seus clientes gerando mais vendas”, diz Pereira.

Já a demora e burocracia para aprovação ao crédito são os principais entraves encontrados, já que muitas vezes o varejista não tem limite disponível ou não pode mexer no fluxo  de  caixa  no  momento.

Carência de crédito

Pereira destaca a maior necessidade de crédito no momento econômico atual. “Estamos retomando aos poucos a economia, depois de um longo período em que a pandemia afetou demais o mercado e soluções que empoderem o segmento contribuem para um fortalecimento das PMEs, grupo que representa uma parte importante da força de trabalho no Brasil”, diz.

Segundo ele, devido a carência de crédito para PMEs nos bancos tradicionais abriu espaço para que as fintechs atuem nesse segmento.  Um dos fatores que dificultam a oferta é o aumento  da  inadimplência.  Para reduzir os riscos, a Trademaster trabalha com inteligência artificial para oferecer mais prazo e limites.

“Nosso modelo de crédito proprietário aliado ao uso intenso de AI permite que naveguemos melhor nessas águas mais turbulentas, sem que tenhamos visto aumento significativo da inadimplência. O fato de termos uma relação frequente e recorrente com o varejo auxilia a termos melhor termômetro, isso nos leva a não sermos tão afetados como outros provedores de crédito”, ressalta.

Imagem: Shutterstock