Pix parcelado é conhecido apenas por um terço das empresas, aponta pesquisa

 Pix parcelado é conhecido apenas por um terço das empresas, aponta pesquisa

Comércio é o setor com a maior taxa de conhecimento sobre a opção

Uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista revela que apenas um terço das companhias dos setores do Comércio, Indústria e Serviços conhece o Pix parcelado, enquanto 85% delas nunca ouviram falar no BNPL (Compre agora, pague depois, na sigla em inglês), também conhecido como crediário digital.

O Comércio, por sua vez, se desataca como o setor com a maior taxa de conhecimento do Pix parcelado – 35%. Entretanto, cerca de 88% dos comerciantes alegaram não conhecer o BNPL.

A pesquisa teve como objetivo identificar o conhecimento e a utilização de novas formas de pagamento oferecidas aos consumidores, em especial o Pix parcelado e o BNPL – este último, muito difundido em países como EUA e Inglaterra e já oferecido por algumas companhias no Brasil, combina diversas formas de parcelamento, incluindo parcelas no cartão de crédito e outras no débito ou Pix.

“Desde a implementação do Pix, em 2020, as tecnologias de pagamentos têm evoluído em ritmo acelerado. Dada essa velocidade, muitos setores da economia ainda não conhecem novas ferramentas e têm demonstrado resistência em sua adesão, muito por conta do desconhecimento dessas funcionalidades”, explica Flávio Calife, economista da Boa Vista.

Ao mesmo tempo em que a pesquisa ressalta que a pouca aceitação do Pix parcelado é uma consequência do desconhecimento de suas funcionalidades, a predisposição em disponibilizá-lo como uma das opções de pagamento para os clientes é bastante representativa, com 72% das menções.

Entre os setores analisados, o Comércio registrou a maior predisposição em disponibilizar o Pix parcelado – 74% – uma taxa maior do que a média geral. Em paralelo, a indústria registrou 73% de predisposição em adotar a ferramenta, enquanto o setor de Serviços registrou 68% das menções.

Comparado ao Pix parcelado, é maior o desconhecimento sobre o BNPL, e como consequência a não pretensão de adesão da ferramenta. Pouco mais da metade – 51% – das empresas entrevistadas pela Boa Vista alegou que pretende implementar a opção de pagamento.

Os setores do Comércio e Serviços já registraram uma pequena taxa de uso do BNPL, com 2% das menções cada.

Vantagens

O estudo da Boa Vista detectou que os principais benefícios em disponibilizar o Pix parcelado como meio de pagamento estão na possibilidade de parcelamento, mencionado por 73% dos entrevistados, e na redução do risco de não recebimento, apontado por 38%.

Similar ao constatado com o Pix parcelado, a adesão ao BNPL reforça os benefícios esperados como a possibilidade de parcelar as compras e antecipação dos recebimentos sem custo, apontado por 68%, além da garantia de pagamento das vendas, indicado por 42% dos respondentes.

Maior parte da receita é de vendas à vista

Quase 6 em cada 10 empresas participantes da pesquisa declararam que têm a maior parte de sua receita originada nas vendas à vista. Já para as vendas com pagamento a prazo, que representam 43% do faturamento, o meio de pagamento mais aceito é o cartão de crédito com 69% da preferência, seguido por carnê (14%) e o Pix parcelado (13%).

Entre as companhias entrevistadas, os meios de pagamentos mais aceitos são o Pix (83%), dinheiro (68%), cartão de débito (54%) e cartão de crédito (53%). Na comparação entre os setores, quase 90% do Comércio declarou que o Pix é o meio de pagamento mais aceito nas vendas.

A Indústria e o setor de Serviços também registraram preponderância do Pix como o meio de pagamento mais aceito, com 72% e 78%, respectivamente.

Imagem: Shutterstock