PepsiCo aumenta a inclusão de negros nos cargos de liderança

 PepsiCo aumenta a inclusão de negros nos cargos de liderança

Recentemente a PepsiCo reforçou o seu compromisso de expandir em 30% o número de líderes negros e negras, até 2025. Para isso, a companhia tem investido em iniciativas que permeiam a atração e a retenção de profissionais negros e negras, além do desenvolvimento interno dos seus atuais talentos.

Para ingressar na empresa, os processos seletivos contam com o First Gen (estágios) e o Next Gen (trainees), que são realizados às cegas em relação à etnia, gênero, fluência em idiomas ou mesmo universidade e curso que o (a) candidato(a) estuda. Por conta disso, na última edição (2019), o processo de estágio da PepsiCo trouxe 31% de representatividade racial, enquanto o de trainee obteve o índice de 53%.

Além disso, desde 2019 a companhia possui o Programa de Mentoria para Profissionais Negros e Negras, focado no desenvolvimento de carreira e na ampliação de horizontes para os atuais funcionários e funcionárias da empresa. O programa possui duração de seis meses, com sessões mensais, em que os colaboradores têm a oportunidade de desenvolver suas competências, ampliar seus conhecimentos, fortalecer seus talentos e explorar novas formas de atuação, por meio de caminhos direcionados por um mentor(a) mais experiente.

No Brasil, a companhia possui cerca de 47,4% de representatividade negra, de forma geral. E desses, 10,6% estão em posições de alta liderança.

Parcerias e compromissos

A PepsiCo também é signatária da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, um movimento formado por empresas e instituições comprometidas com a promoção da inclusão racial e a superação do racismo.

Na prática, os seus funcionários participam de feiras e palestras, por meio de uma parceria instituída com a Universidade Zumbi dos Palmares. E como apoio nos processos seletivos, a PepsiCo uniu-se também à Comunidade Empodera, que oferece um centro de talentos com mais de 50 mil perfis de estudantes universitários, sendo 62% de mulheres e 52% de negros.

“Para nós, a diversidade é um diferencial para o negócio, pois garante pontos de vista distintos, gerando mais inovação e conexão com os vários perfis de consumidores”, explica Fábio Barbagli, vice-presidente de Recursos Humanos da PepsiCo. “Sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer e nossa trajetória, principalmente quando falamos do desenvolvimento de profissionais negros e negras, já nos traz orgulho. A Mentoria para Negros e Negras, por exemplo, é um programa extremamentre importante para alcançarmos a nossa meta de uma maior representatividade racial na liderança”, completa o executivo.

A PepsiCo é considerada a primeira empresa do segmento de bens de consumo a abraçar a iniciativa LIFT (Língua, Inspiração, Foco, Transformação), que oferece o ensino gratuito da língua inglesa a jovens negros e negras em situação de maior vulnerabilidade, incentivando que eles tenham reais oportunidades no mercado de trabalho. Neste ano, o LIFT ofereceu 92 bolsas de estudos para estudantes universitários negros de famílias de baixa renda, no formato online.