Para diminuir circulação, Taubaté anuncia toque de recolher a partir da próxima terça-feira (19)

 Para diminuir circulação, Taubaté anuncia toque de recolher a partir da próxima terça-feira (19)

A Prefeitura de Taubaté anunciou na tarde deste sábado (16) que, a partir da próxima terça-feira (19), a cidade terá toque de recolher das 22h às 6h. A medida visa diminuir a circulação de pessoas e evitar aglomerações. Com isso, tentar conter o avanço do coronavírus na cidade.

Em razão do toque de recolher, será proibida a circulação e permanência de pessoas nos parques, praças públicas, ruas e comércios. Os ônibus, entretanto, seguirão horário diferenciado. Eles poderão circular até as 23h e voltar às ruas às 5h. A medida terá duração de três dias e depois será reavaliada. O decreto será publicado na segunda-feira e valerá a partir da terça-feira, dia 19.

Os locais que funcionarão por seis horas devem deixar explícito, na porta do estabelecimento, o horário de funcionamento, que poderá variar entre 6h e 20h. O limite total de ocupação permitido é de 30%. O decreto será publicado na segunda-feira e valerá a partir da terça-feira, dia 19.

Segundo a prefeitura, o toque de recolher é para evitar festas e aglomerações no período da noite, endurecendo ainda mais a fase laranja na cidade. Ainda de acordo com a prefeitura, a cidade pode aderir à fase vermelha do Plano SP a qualquer momento.

Fase laranja

Nesta sexta-feira (15), a prefeitura de Taubaté já havia anunciado que adotaria medidas mais rígidas na fase laranja em relação ao que é determinado nesta fase pelo plano de retomada econômica.

A prefeitura reduziu o horário de atendimento presencial das lojas para apenas seis horas por dia, proibiu eventos e limitou a 30% a capacidade máxima de público que os estabelecimentos podem receber.

Ocupação de leitos

Na última quinta-feira (14), Taubaté atingiu 100% da ocupação de leitos destinados a pacientes com Covid-19. Diante dessa situação, a Prefeitura de Taubaté anunciou que vai abrir 15 novos leitos de internação. Apesar disso, os leitos só vão estar disponíveis para o atendimento a partir da próxima segunda-feira (18) e serão implantados conforme a necessidade.

Fonte: G1/Vanguarda