Pão de Açúcar amplia os postos de coleta para reciclagem

 Pão de Açúcar amplia os postos de coleta para reciclagem

Coffee capsules for a coffee machine

A rede Pão de Açúcar ampliou os seus postos de coleta para a reciclagem de cápsulas de café, totalizando 49 locais para recolhimento do material nas lojas da rede. A ação é realizada em parceria com a NESCAFÉ® Dolce Gusto® e os endereços estão distribuídos em diversos pontos da Grande São Paulo (como Alphaville, Tamboré, Granja Viana e a capital), que já estão disponíveis para o descarte apropriado das cápsulas.

O material recolhido nos pontos de coleta passam por um processo de reciclagem, que permite que os resíduos sejam transformados em insumos para a elaboração de novos produtos, dentro do conceito de economia circular e solidária. As cápsulas passam por um processo de triagem, fragmentação e, por meio de extrusão, são transformadas em uma resina termoplástica, que pode ser utilizada como matéria-prima para a produção de diversos itens.

“A sustentabilidade é um pilar estratégico do Pão de Açúcar e esse projeto está em linha com o posicionamento da rede, que foi pioneira no varejo a criar um programa de reciclagem em suas lojas. Buscamos continuamente iniciativas que reduzam o impacto ambiental e promovam o consumo consciente, engajando clientes e funcionários para a importância desses temas”, afirma Susy Yoshimura, diretora de sustentabilidade do Pão de Açúcar.

Além desta ação, desde janeiro deste ano, o consumidor da Grande São Paulo que adquire as cápsulas via e-commerce da marca recebe uma sacola reciclável colorida para o descarte do material.

No total são 52 estações de arrecadação. A ação é realizada em parceria com cooperativas de reciclagem que atuam na capital paulista e na Grande São Paulo, e que foram treinadas para identificar facilmente as sacolas coloridas da marca, separando as cápsulas para parceiros que higienizam, reciclam e transformam a resina plástica em matéria-prima.

A iniciativa também faz parte do Projeto RE da Nestlé no Brasil, que tem como premissa REduzir, REcriar e REpensar os aspectos chave das operações para dar visibilidade aos desafios da reciclagem no País, além de contribuir como parte da solução. “Essa é uma jornada que traduz o compromisso da marca com o meio ambiente e com a conscientização quanto às responsabilidades de toda a cadeia com a reciclagem. O consumidor, por sua vez, contribui para o aumento da reciclagem”, afirma Thiago Buischi, head de marketing de Nescafé Dolce Gusto.

A lista completa de pontos de coleta de cápsulas Nescafé® Dolce Gusto nas lojas do Pão de Açúcar no Brasil pode ser encontrada aqui.