Metaverso indústrial, ciberseguraça e 5G são tendências do setor de tecnologia para 2023

 Metaverso indústrial, ciberseguraça e 5G são tendências do setor de tecnologia para 2023

Com o fortalecimento de redes, maior presença na nuvem e demanda por segurança de dados, as Plataformas as a Service devem se tornar mais presentes e consolidadas

A transformação digital será destaque em 2023, de acordo com a Siemens, empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. Inovações como metaverso industrial, cibersegurança e tecnologias com foco em performance estão entre os temas abordados pelo setor atualmente.

O gêmeo digital é uma tecnologia-chave para os avanços nesta década. Trata-se de uma aplicação de software que utiliza dados do mundo real para criar uma simulação computacional de um objeto, como um edifício ou um serviço, podendo ser utilizada para prever como seu respectivo gêmeo físico funcionará. Como exemplo, o uso do gêmeo digital pode ajudar as cidades a otimizar todos os aspectos do planejamento urbano, desde projetos e construções até operações e gestão de distritos inteiros.

O metaverso industrial é um ambiente virtual em 3D que simula o mundo real, acessado por meio de aparelhos de tecnologia acessível como celulares ou óculos VR. Dentro dessa possibilidade de criação infinita em ambiente digital, são os avatares que farão a interação entre usuários e máquinas.

Rafael Alves, responsável pela área de Digitalização da Siemens, lembra que o gêmeo digital provoca um ciclo de retroalimentação com o mundo físico, onde os dados de uma planta voltam ao software para análise e melhorias nos processos. E, mais do que isso, a simulação digital também pode acelerar a implantação das redes de comunicação 5G. “É possível criar uma fábrica ou cidade virtual para verificar os melhores pontos para instalação da infraestrutura”, completa o executivo.

5G industrial e plataformas “As a Service”

Em 2023, o conceito de redes 5G privadas passa a transcender os limites de uma rede puramente física, incluindo elementos como computação em nuvem, processamento de borda, uso de aplicativos e armazenamento de dados totalmente virtualizados. O 5G agregará não apenas mais velocidade para a internet móvel, mas também um tempo de resposta ao envio de dados (latência) muito menor e uma capacidade mais ampla de processamento de dispositivos conectados.

Com o fortalecimento de redes, maior presença na nuvem e demanda por segurança de dados, as Plataformas as a Service devem se tornar mais presentes e consolidadas. Essa solução trabalha com o uso de inteligência artificial aliada à IoT, onde superaplicativos, sistemas digitais imunes, gerenciamento de confiança e segurança de IA podem ser desenvolvidos.

De acordo com a pesquisa “Empoderamento do cliente no novo cenário de Telecom: os impactos da adoção de 5G e Wi Fi 6 nas empresas brasileiras”, realizada pela Deloitte Brasil, 77% dos executivos de áreas de negócios e TI no Brasil responsáveis pelas redes de dados em suas empresas acreditam que a segurança cibernética, a conectividade , o metaverso e a digitalização irão transformar as empresas em até três anos.

Imagem: Shutterstock