Mercado de usados ganha tração entre pequenos negócios

 Mercado de usados ganha tração entre pequenos negócios

No primeiro semestre foram abertas no país mais de 2,3 mil empresas nesse ramo dentro do universo dos micro e pequenos negócios, além do MEI

*com informações da Agência Sebrae

Um levantamento do Sebrae aponta que foram abertos 2.308 pequenos negócios no país voltados à venda de artigos usados, com brechós e bazares, ao longo do primeiro semestre do ano. Houve crescimento em relação a igual período de 2021, quando foram abertos 2.234 comércios do tipo.

Há uma série de razões por trás da expansão desse mercado. Uma delas é a queda na renda média do brasileiro. Como o custo de artigos usados é menor tanto para o comércio que os adquire para revender, quanto para o consumidor final, é natural que esse ramo seja impulsionado em um período de instabilidade na economia.

Outro fator, apontado pelo Sebrae, está relacionado com mudanças culturais que impactam em um consumo mais consciente e sustentável, aliado à redução de desperdício.

PERFIL DOS NEGÓCIOS

Segundo o estudo, cerca de 2.050 microempreendedores individuais (MEI) começaram a trabalhar com o comércio varejista de usados no primeiro semestre de 2022, constituindo a maioria das empresas nesse ramo.  

Já as microempresas somaram quase 200 novos registros no segmento nos seis primeiros meses do ano. O número é menor nas empresas de pequeno porte, que chegaram a 55 no período.

A venda de artigos usados foi a opção de Tabata Souza de Oliveira que, junto com os seus familiares, resolveu investir em uma loja de roupas para bebês e crianças, além de acessórios como carrinho, cadeira para automóvel, enxoval e brinquedos.

Ela abriu, em São Paulo, capital, uma franquia do brechó Arena Baby. De acordo com a empreendedora, a família viu uma oportunidade no mercado, que segue em alta no país.

“As vendas estão indo bem, mas as pessoas ainda estão conhecendo nossa empresa. Todo dia tem novidades e a gente posta nos stories do Instagram”, diz Tabata.

DICAS PARA OS INTERESSADOS NESSE SEGMENTO

Com mais empresas surgindo todos os dias, como se preparar para enfrentar a concorrência e se diferenciar dos demais negócios? O Sebrae lista algumas dicas preciosas para quem está começando no comércio de usados:

 Como qualquer negócio, planejamento, pesquisa e busca por orientação são o primeiro passo para uma empresa bem gerida. Boa parte dessa pesquisa já pode ser feita diretamente na internet, pois esse mercado vem ganhando espaço principalmente no mundo virtual.

 Existem várias plataformas de vendas on-line que se tornaram um grande canal para itens usados em geral e existem até mesmo alguns marketplaces especializados em roupas usadas.

 Os marketplaces podem servir também para obter uma visão bastante ampla dos produtos e dos concorrentes e do que os consumidores estão buscando.

 Não esqueça que os principais criadores de conteúdo e geradores de tendências estão acessíveis a todos pelas redes sociais e muitos também possuem lojas vinculadas aos seus perfis. Acompanhar essas tendências é fundamental para conseguir fazer uma boa seleção de produtos usados, que terão saída e farão girar o estoque.

IMAGEM: Paulo Pampolin/DC