Liderança estratégica na logística: 3 pilares para uma boa gestão

 Liderança estratégica na logística: 3 pilares para uma boa gestão

A liderança estratégica é fundamental para o sucesso na gestão logística. Neste artigo, discutiremos três pilares para revolucionar esse priocesso, que incluem a gestão de pessoas, novas possibilidades de entregas e inovação.

O primeiro pilar aborda o que é essencial para liderança efetiva. O antigo perfil controlador de gestão está ultrapassado, e os líderes precisam saber delegar funções e descentralizar as atividades. A autonomia da equipe é fundamental, assim como a comunicação fluida e direta, confiança, transparência e contratações-chave.

O segundo pilar trata das novas possibilidades de entregas no setor logístico, com a introdução de modelos que revolucionaram a entrega e fidelização de clientes, como a jornada do consumidor e os pilares do ESG. O líder precisa estar atento a essas mudanças e buscar empresas que possam ajudar na cadeia operacional, para que possa focar no engajamento da equipe.

Por fim, o terceiro pilar destaca a importância da inovação para desenvolver novas formas de crescimento para os negócios. Os líderes precisam estar alinhados com as novas tecnologias, automação e opções de startups. É preciso sair da caixa e buscar oportunidades, como parcerias, fusões e aquisições.

Para se destacar na gestão logística, é fundamental adotar uma visão abrangente e voltada para o futuro. A logística é um elemento fundamental para o sucesso da empresa, e os profissionais devem se tornar referência estratégica para evitar serem considerados apenas custos.

Ao contar com uma liderança eficaz e inovadora é possível atingir níveis elevados de desempenho e alcançar objetivos de negócios, ao mesmo tempo em que se promove o bem-estar da equipe, dentro e fora da organização.

Vinicius Pessin é CEO da logtech Eu Entrego.
Imagem: Shutterstock