Índice de Confiança do Comércio avança 4,3% em agosto, diz FGV

 Índice de Confiança do Comércio avança 4,3% em agosto, diz FGV

A melhora na comparação mensal foi puxada pelas expectativas. Já a percepção sobre a situação atual piorou

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou alta de 4,3 pontos em agosto, ao passar de 95,1 para 99,4 pontos. Na métrica de médias móveis trimestrais, o indicador subiu 2,0 pontos, no sexto resultado positivo consecutivo.

Segundo Rodolpho Tobler, economista da FGV, a melhora na confiança em agosto foi influenciada pela melhora das expectativas. “A desaceleração da inflação, medidas de estímulo do governo e melhora da confiança do consumidor contribuem no ânimo dos empresários do setor com os próximos meses”, disse.

O economista pondera que, apesar do otimismo com relação ao futuro, as avaliações sobre o presente não são boas. Pelo segundo mês consecutivo os indicadores que medem a demanda seguem em queda. “Para os próximos meses ainda é possível imaginar resultados positivos, mas é necessária cautela considerando o ambiente macroeconômico ainda frágil e com alguma oscilação devido à proximidade das eleições”, avalia Tobler.

Em agosto, houve alta em cinco dos seis principais segmentos do setor. A alta de agosto foi influenciada pela melhora do subíndice que mede as expectativas, que subiu 9,7 pontos, passando de 84,8 pontos para 94,5 pontos.

Já o subíndice que mede a situação atual recuou 1,4 ponto, atingindo 104,2 pontos.

“O maior desafio agora é a manutenção do resultado positivo das expectativas e que isso acabe se confirmando em melhora na percepção da demanda dos empresários nos próximos meses”, diz Tobler.

IMAGEM: Pixabay