Home office, jornadas híbridas ou flexíveis são realidade para 75,3% das empresas

 Home office, jornadas híbridas ou flexíveis são realidade para 75,3% das empresas

Pesquisa do Great Place To Work aponta que demanda por novos benefícios voltados para a saúde mental ganha força, mas ainda não são amplamente disponibilizados aos colaboradores

De acordo com a pesquisa Employee Experience (termo em inglês para “experiência do funcionário”) do Great Place To Work (GPTW), 75,3% das empresas já oferecem algum tipo de flexibilidade aos colaboradores. Entre as possibilidades, destacam-se o home office (68,4%), o trabalho híbrido (64,3%) e cargas horárias flexíveis (51,7%). Ainda em teste no Brasil, a jornada semanal de 4 dias (1,9%) foi a menos citada.

Já em relação a adoção de benefícios para a saúde mental, 22,5% das empresas afirmaram ter algum tipo de terapia online, 21,7% disseram oferecer acompanhamento psicológico na empresa, 12,2% outros tipos de benefícios voltados para a saúde mental e 8,4% têm um dia dedicado ao tema.

“Os dados demonstram que existe um aumento da conscientização das empresas sobre a necessidade de criar uma experiência positiva para os colaboradores em todas as etapas da jornada, mas ainda existem lacunas que devem ser preenchidas. Além de jornadas flexíveis e hábitos conquistados pós-pandemia, as empresas têm se mostrado mais abertas a ampliar benefícios para engajar e manter talentos”, aponta Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais da Great Place To Work.

Desenvolvimento de talentos e cuidados com a saúde  

Além da saúde mental, benefícios voltados para a saúde financeira, como consultoria financeira (8,5%) e salário sob demanda (3,9%), ainda estão sendo pouco usados. Contudo, 32,8% das empresas já oferecem apoio na educação e gestão financeira, com palestras, webinars e conteúdos sobre o tema.

Entre os benefícios amplamente oferecidos pelas empresas estão: plano de saúde (85%), plano odontológico (72,9%), licença maternidade (51,3%), participação nos lucros (50,5%) e convênios/parcerias com academias e estúdios de atividade física (44,9%).

Recursos de educação em plataformas de aprendizagem virtual (56,1%), bolsas de estudo para pós-graduação (36,6%), graduação (35,3%), cursos de idiomas (34,1%) e universidade corporativa (23%) estão entre as ferramentas relacionadas ao desenvolvimento dos talentos de colaboradores.

Imagem: Shutterstock