GPA investe na aceleração do processo de transformação digital

 GPA investe na aceleração do processo de transformação digital

Fachada do Grupo Pão de Açúcar (GPA) (Foto: Reprodução/Facebook)

Entenda como a companhia se uniu à tecnologia de nuvem do Google para ganhar eficiência operacional

O GPA, um dos maiores grupos de varejo alimentar do Brasil, acaba de se unir com o Google Cloud, braço de tecnologias de nuvem do Google, para acelerar seu processo de transformação digital.

Como parte do acordo, o GPA migrará mais de 600 servidores e cerca de 250 sistemas de sua atual infraestrutura para criar uma base tecnológica moderna e inteligente dentro da nuvem do Google, além de habilitar o uso intensivo de dados, unificação dos canais e ganhos com soluções baseadas em Inteligência Artificial e Machine Learning.

Com isso, a varejista pretende gerar novas oportunidades de negócios e obter maiores ganhos de eficiência operacional.

A iniciativa é uma das ações que têm como objetivo dobrar a participação de vendas online da companhia até 2024, por meio de uma solução mais moderna, ágil e conectada, impactando diretamente a jornada de milhões de consumidores. “Essa iniciativa representa um salto tecnológico, trazendo escalabilidade e flexibilidade. Esperamos alavancar o impacto da tecnologia no core do negócio com soluções mais inteligentes e aderentes ao time to market”, comenta Robledo Castro, CIO do GPA.

O aprimoramento do ambiente digital do GPA também impacta diretamente na experiência de compra dos clientes, além de preparar o alicerce para a evolução das aplicações da companhia. “O GPA trabalha para que os clientes tenham a melhor jornada de compra, cada vez mais fluída, multicanal e personalizada. Essa evolução com o Google Cloud permite que nos adaptemos rapidamente às necessidades dos nossos clientes, nos auxiliando na garantia de um atendimento customizado, eficiente e em qualquer plataforma ou canal de consumo que o cliente optar por comprar conosco”, finaliza Castro.

“A tecnologia de nuvem inteligente e confiável tem sido uma aliada cada vez mais essencial para que empresas de todos os segmentos possam impulsionar a transformação digital, alcançar operações eficientes e criar melhores experiências para os clientes”, diz Marco Bravo, head do Google Cloud Brasil. “Ao unir o compromisso com a inovação do GPA e o melhor da tecnologia de nuvem do Google, podemos ajudar na construção de soluções cada vez mais alinhadas com as expectativas de conveniência do cliente do varejo alimentar, uma indústria que está presente no dia a dia de todos nós”, complementa.

Nos próximos cinco anos, o GPA espera uma redução de custos por volta de 30% com essa tecnologia, além da modernização do ambiente digital da companhia.