Fispal: Valorização de grãos especiais e adaptação para consumo são apostas do setor de café
O evento reúne cerca de 1.800 expositores no Expo Center Norte, em São Paulo
O tradicional café brasileiro tem ganhado novas versões para atender as necessidades do consumidor atual. O Café Orfeu leva à Fispal Food Service, que vai até sexta, 14, a sua linha de cafés sensoriais, a Varietais, que oferece três tipos de produtos elaborados por meio de uma variedade de café que traz um blend de grãos. Com as opções Arara, Japy e Acauã, a marca aposta na apresentação de cafés especiais para o consumidor para que mais pessoas reconheçam o valor desse fruto.
“O café de categoria especial permite conhecer que o café é um fruto que entrega todas as notas sensoriais. Tem uma certa ‘educação’ por detrás desse propósito. Queremos mostrar que o café é muito além só do cafezinho do dia a dia, tem uma experiência, constrói sabores. São cafés delicados e de alta categoria. Tudo 100% arábica e colhidos acima de mil metros de altitude, o que aumenta a qualidade do grão”, explica a barista da marca Juicy Masini.
O Grupo Utam ficou de olho às formas de consumo para criar alternativas para o crescente interesse do consumidor pelas monodoses. Por isso, desenvolveu a linha Multi, com cápsulas compatíveis com as máquinas da Dolce Gusto.
“A gente criou três versões de café: expresso, o matinal e o intenso, além de algumas versões de bebidas lácteas, como o cappuccino, o chocolate, o café com leite e o chá sabor limão. São bebidas gourmet e cremosas. Estamos animados com esse lançamento”, afirmou Fábio Moraes, gerente geral de vendas da Café Utam.
O Brasil exportou 4,4 milhões de sacas de café em maio, volume recorde para o mês e 79,9% acima de igual mês de 2023. O faturamento com os embarques externos somou US$ 1,017 bilhão, 85,9% acima de maio do ano passado. As informações foram divulgadas hoje pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
O que é a Fispal?
A Fispal Food Service é uma feira do setor de alimentação que, em 2024, completa 40 anos de tradição. Conta com a presença de fornecedores do mercado e uma programação focada em conteúdo e projetos de sustentabilidade. É reconhecida como um ponto de encontro para profissionais e empresas que atuam no segmento de foodservice, incluindo restaurantes, bares, pizzarias, lanchonetes, padarias, cozinhas industriais e outros estabelecimentos ligados à alimentação.
A Fispal Food Service acontece simultaneamente à Fispal Sorvetes e reúne cerca de 1.800 expositores no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Para os quatro dias de evento, são aguardando mais de 52 mil visitantes de 26 países distintos.
Imagem: MERCADO&CONSUMO