Estado regride Vale do Paraíba para fase vermelha, a mais restritiva do Plano SP

 Estado regride Vale do Paraíba para fase vermelha, a mais restritiva do Plano SP

O governo de São Paulo regrediu o Vale do Paraíba para a fase vermelha, a mais restritiva do plano de flexibilização. Nela, apenas serviços essenciais poderão funcionar.

Já a região bragantina, inserida na macrorregião de Campinas, vai voltar para a fase laranja, mas com regras mais duras. As cidades da região bragantina vão seguir as regras da fase vermelha entre 20h e 6h nos dias de semana e também nos finais de semana e feriados.

O anúncio das medidas foi feito em coletiva de imprensa no Palácio do Bandeirantes no início da tarde desta sexta-feira (22). As medidas valem a partir da próxima segunda (25).
O Vale do Paraíba regride à fase vermelha em meio à uma aceleração no número de casos, internações e mortes por coronavírus. Nesta semana, a região atingiu mais de 100 mil casos de coronavírus, com 1,9 mil mortes.

A regressão do Vale se deve a um endurecimentos nos indicadores de avaliação do Plano São Paulo. O parâmetro de taxa de ocupação de leitos de UTI para fase vermelha foi reduzido de 80% para 75%. Na região, o índice é de 78,9%
Na fase mais restritiva, apenas serviços essenciais como padarias, mercados e farmácias, podem operar. Bares, restaurantes e comércio não poderão funcionar.

Na última semana, Taubaté aderiu à fase laranja, mas com medidas mais restritivas. Já São José dos Campos optou por ir à fase vermelha, assim como cidades do Vale Histórico.
A região bragantina regrediu da fase amarela para a laranja, mas terá regras mais duras. Isso porque o governo estadual também informou que todas as cidades vão cumprir as regras da fase vermelha aos finais de semana e feriados. A medida também valerá entre 20h e 6h nos dias de semana.

Na coletiva de imprensa, o Estado também disse que nenhuma fase vai avançar à fase amarela ou verde até o dia 8 de fevereiro.

Reclassificações
Desde o início do ano, o governo paulista tem feito reclassificações semanais. No final de 2020, a gestão estadual chegou a colocar o estado na fase vermelha durante as festas de final de ano para tentar evitar aglomerações e, consequentemente, os riscos de contaminação.

O Plano São Paulo prevê o rebaixamento para fases com regras mais restritivas da quarentena em regiões que apresentam grande aumento semanal de novas internações, mortes, casos ou taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Fase vermelha
O que fica fechado

Comércio de rua e shoppings
Bares e restaurantes
Salões de beleza, cabeleireiros e similares
Academias e centros esportivos

Fonte: G1/ Vanguarda