Estado prorroga restrições da fase emergencial até 11 de abril

 Estado prorroga restrições da fase emergencial até 11 de abril

O governo do Estado de SP informou nessa sexta-feira (26) que irá ampliar por mais 15 dias o período de vigência da fase emergencial, que é a etapa mais restritiva do Plano SP. Com isso, as medidas previstas até o dia 30 de março, agora devem se estender até 11 de abril.

A decisão foi tomada pelo governador João Doria (PSDB) após recomendação do Centro de Contingência, no momento em que se vive o momento mais crítico desde o início da pandemia no estado. Nessa sexta-feira, em novo recorde, o governo registrou 1.193 mortes pela doença nas 24 horas anteriores.

Segundo o coordenador do Centro de Contingência, Paulo Menezes, a velocidade de crescimento da pandemia se encontrava em 2,9% ao dia e, agora, teve uma leve queda para 2,2%.

“A gente começa a ver um resultado positivo desse período todo de sacrífico de toda a sociedade”, afirmou, destacando que ainda há aumento progressivo de casos, internações e de mortes diárias. “Ainda estamos em um momento dramático com um número de perda de vidas cada dia maior. Vamos continuar, infelizmente, assistindo esse cenário de forma que é preciso que todos fiquem em casa”, reforçou.

Pela fase emergencial, iniciada em 15 de março, devem ficar fechados estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes, salões de beleza, barbearias, academias e lojas de construção. Cultos religiosos e práticas esportivas coletivas também não são permitidas pelo governo estadual.