Escola de Períciveis da Comper a todo vapor

 Escola de Períciveis da Comper a todo vapor

Garantir que os produtos perecíveis disponíveis nas gôndolas do mercado estejam sempre fresquinhos e na validade é uma estratégia antiga dos supermercados, que nem sempre é fácil cumprir. E foi por conta disso que as lojas do Comper, supermercado do Grupo Pereira, quinto maior varejista do Brasil, lançou a Escola de Perecíveis Comper (EPC) em 2020, com um investimento de R$ 1,36 milhão.

Para Marília Oliveira, vice-presidente de RH do Grupo Pereira, a iniciativa já trouxe resultados relevantes. “Em um ano, já conseguimos melhorar muito a qualidade de entrega dos produtos e de serviços, e sentimos uma boa evolução na produtividade dos funcionários. ”

Apenas no primeiro ano de funcionamento, a escola já capacitou mais de 1.300 colaboradores em melhores práticas de preparo, como forma de garantir a segurança alimentar, a padronização de processos, o aumento das vendas e a redução de perdas.

Como funciona?

A Escola de Perecíveis Comper é composta por quatro pilares. Tudo começa com os Treinamentos e Capacitações dos Formadores da Escola, criada para desenvolver o time de líderes, que são os responsáveis por ministrar os módulos da escola. Logo depois, o segundo pilar é o da formação, que é modular e tem duração média de 30 dias.

Entre as disciplinas estão o Fluxo Mercadoria, a Higienização e Limpeza, as Práticas de Preparo e Qualidade, a Norma de segurança do trabalho em máquinas e equipamentos, a Exposição e Precificação, o Jeito de Ser e Atender Comper (Programa de Atendimento ao cliente). As aulas são aplicadas nos formatos Ensino à Distância (EAD) e presencial.

Passada a fase de aprendizagem, no terceiro pilar, vem a avaliação e a verificação técnica e comportamental, pela qual todos os colaboradores passam, semestralmente, para avaliar como os treinandos estão em relação aos aprendizados absorvidos. A nota mínima da avaliação precisa ser 8. Para os colaboradores avaliados com notas inferiores a esta, há uma nova formação modular, baseada na etapa em que foram detectadas a necessidade de melhoria.

O quarto pilar é a manutenção e sustentação da EPC e para essa fase foi criada o concurso dos perecíveis, onde mensalmente as lojas com melhores índices de desempenhos nos setores de perecíveis são reconhecidas com troféu. O concurso iniciou em março deste ano e terá apuração mensal.

Os treinamentos da EPC de 2021 também começaram, com os colaboradores formados pela Escola de Perecíveis Comper já trabalhando nas lojas do Comper, na regional de Mato Grosso do Sul. No momento, novos funcionários estão sendo selecionados para uma nova turma, cuja formação tem início este mês.

“Este ano a EPC continuará com o objetivo de ser uma escola que forma times de alta performance nos perecíveis, para que possamos ter, cada vez mais, profissionais capacitados e diferenciados dentro desta área e possamos elevar o padrão existente no mercado,” conclui Marília.