Em SP, governo estuda criar fase roxa para restringir mais a circulação e conter vírus

 Em SP, governo estuda criar fase roxa para restringir mais a circulação e conter vírus

O coordenador do centro de contingência da Covid-19 em São Paulo, Paulo Menezes, afirma que estuda criar uma fase mais restritiva de circulação do Plano São Paulo.

A proposta, que está em debate por especialistas do governo estadual, pretende incentivar o distanciamento social. A ideia seria lançar mão de medidas mais rigorosas do que as já adotadas na fase vermelha – essa etapa só ocorre quando a ocupação dos leitos de UTI de alguma região ultrapassa 75%. Atualmente, esse índice no estado é de 72%.

A preocupação do comitê científico é com regiões que já estão acima do patamar de 90% dos leitos ocupados, como em Araraquara e Bauru. A primeira decretou lockdown, mas a segunda briga na Justiça para flexibilizar. Para Menezes, índices de ocupação de leitos próximos do colapso requerer medidas mais duras.

“É possível que essa semana algumas regiões passem desse ponto e que entrem na fase vermelha. Agora, tem algumas regiões como Araraquara que estão com 90%. Pensando nessa situação é que tratamos da possibilidade de ter medidas mais rigorosas”, afirma Menezes. “Um exemplo seria não ter supermercados e postos de gasolina funcionando à noite, depois de um determinado horário”.

Atualmente, o estado está sob toque de restrição, cujo decreto restringe a circulação entre 23h e 5h. Desde sexta-feira, o estado passou a fiscalizar e multar bares, restaurantes e casas noturnas para impedir aglomerações.

Reservadamente, os médicos do centro apresentam preocupação com a alta de casos e com a possibilidade de outras variantes aumentarem a propagação.

Apesar disso, eles esperam que as medidas tomadas para reduzir a circulação,  tenham efeito e ajudem a reduzir os índices de contágio.