E-commerces continuam caindo no gosto dos brasileiros

 E-commerces continuam caindo no gosto dos brasileiros

Woman ordering food by mobile app delivery at home at social distancing time

Os novos hábitos do consumidor, impulsionados pelas limitações da pandemia, sem dúvida, o levaram a buscar outras experiências e produtos, principalmente para aqueles que nunca tinham utilizado os e-commerces – 50% em média, conforme o estudo Jornada Omnichannel e o Futuro do Varejo, da Social Miner, realizado em parceria com a Opinion Box.

O levantamento mostrou também que 50% dos consumidores compraram inclusive alguns produtos que nunca tinham comprado pelo e-commerce, e que a praticidade desses canais foi o que mais pesou para 73% deles.

O que esperar para 2021?

Diante de um cenário como esse, a omnicanalidade (que une os canais online e off-line) sem dúvida vai prevalecer, então só restará às empresas personalizar e otimizar cada vez mais a experiência do cliente, durante toda essa jornada. Afinal, 52% pretendem utilizar mais os e-commerces; 52% vão comprar online para retirar em lojas físicas, e 49% pretendem mesclar suas compras entre o online e o offline este ano.

Uma relação mais humanizada entre as marcas e os consumidores, observando o que os clientes querem, também tende a continuar, segundo a pesquisa, pelo fato das pessoas estarem mais preocupadas em consumir produtos de marcas que apoiam ações sociais, e de micro ou pequenos empreendedores.

Um exemplo disso foi o que aconteceu em 2020, quando 9,7% dos consumidores disseram ter encontrado lojas online através de ações de incentivo a pequenos negócios, e 6,5% delas por ações sociais. Na hora de fechar a comprar, 32,9% afirmaram ter priorizado inclusive os pequenos lojistas ou produtores locais.

Portanto, para 2021, 54% das pessoas pretendem dar preferência para os pequenos produtores e marcas locais, e 73% querem consumir de forma mais consciente.