Doria confirma fase ‘emergencial’ e fecha mais comércios, proíbe cultos e atividades esportivas até 30 de março

 Doria confirma fase ‘emergencial’ e fecha mais comércios, proíbe cultos e atividades esportivas até 30 de março

O governo do Estado de São Paulo anunciou nessa quinta-feira (11) que irá implantar, a partir de segunda-feira (15), a ‘fase emergencial’ do Plano SP, com medidas ainda mais duras do que as previstas pela fase vermelha. As mudanças incluem o fechamento de lojas de materiais de construção, celebrações religiosas, atividades esportivas e o trabalho remoto de atividades administrativas não essenciais em órgãos públicos e escritórios. As medidas são válidas, inicialmente, até 30 de março (veja regras abaixo).

 

As ações foram anunciadas após o estado de São Paulo registrar 87,6% na taxa de ocupação de leitos hospitalares, com 53 municípios com o índice de 100% de ocupação para tratamento da doença. Na segunda-feira (8), eram 32 cidades nessa condição.

 

“Com a velocidade da pandemia muito mais rápida, acometendo de forma impiedosa um maior numero de pessoas num curto espaço de tempo, os nosso hospitais estão começando a [se] comprometer, vários deles já estão comprometidos, chegando a 100% da ocupação”, afirmou o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn.

A Secretaria de Saúde informou ainda que hoje registra 9.184 pacientes internados com o vírus em todo o estado, número que é 47% superior ao registrado no pico da primeira onda, no ano passado.

Em vídeo publicado nas redes sociais antes da coletiva, o governador de São Paulo já havia antecipado a necessidade da adoção de medidas mais duras no enfrentamento ao vírus.

“Essa nova cepa do vírus é muito agressiva, é muito perigosa. Temos que adotar medidas ainda mais restritivas de distanciamento social para diminuir a circulação do vírus no estado para proteger você. É a única forma para tentarmos neste momento conter a aceleração das mortes e evitar que tantas famílias sejam devastadas como vem acontecendo todos os dias”, afirmou.

REGRAS.

FASE EMERGENCIAL

 

Restrição completa

– Serviço de retirada (take-away) de todos os setores

– Lojas de materiais de construção

– Celebrações religiosas coletivas

– Atividades esportivas coletivas

 

Trabalho remoto obrigatório

 

– Atividades administrativas não essenciais em órgãos públicos

– Atividades administrativas não essenciais em escritórios e qualquer atividade desde que o setor não seja essencial

Não autorizada a entrega de alimentos e produtos ao cliente no estabelecimento comercial

 

– Permitidos somente serviços de drive-thru (entre 5h e 20h) e delivery 24h para restaurantes e outros estabelecimentos comerciais

Toque de recolher (entre 20h e 5h)

Proibição do uso de praias e parques

Proibição completa de qualquer aglomeração

Usar máscaras em todos os ambientes, internos e externos