Digital Twins: saiba como ele pode ajudar seu supermercado

 Digital Twins: saiba como ele pode ajudar seu supermercado
Você já ouviu falar em digital twin? Pela tradução literal teríamos o equivalente em português a “gêmeo digital” e é exatamente esta a metáfora deste tipo de aplicação. Trata-se de uma cópia digital de uma operação, seja de uma loja, fábrica, ou até mesmo de clientes, a partir de dados que simulam em ambiente digital a versão “off-line”.
As vantagens da aplicação dessa tecnologia são múltiplas e para diversos setores. No caso dos supermercados, diversas áreas distintas podem encontrar insights importantes a partir de testes realizados por computação em nuvem e que simulam a operação do próprio supermercado ou cadeia de lojas.
Facilitadores do processo
Para que esses testes sejam feitos com o máximo de verossimilhança possível é preciso que se tenha dados para alimentar esse sistema. E isso hoje não é um problema. Com a transformação digital, várias atividades passaram a ter conexão com bancos de dados.
As práticas de Big Data, a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial e o Aprendizado de Máquinas são alguns dos recursos tecnológicos que expandiram a captura de informações para além dos checkouts, scanners e planilhas no varejo e são responsáveis pela verdadeira construção dessas “cópias digitais” dos dados.
Uma vez que estes dados estejam armazenados na nuvem, é possível testar uma série de hipóteses alternando variáveis e observando a resposta que os digital twins apresentarão frente aos estímulos nos testes. E, a partir dos resultados, pode-se reduzir o risco para lançamentos de produtos, mudanças na gestão de distribuição, estoque e armazenamento ou até novos design de serviços sem gastar praticamente nada.
Customização
Outro ponto importante que precisa ser observado são as possibilidades de personalização pela perspectiva do cliente. A partir dos seus avatares digitais – o conjunto de dados, histórico de compras e outras informações captadas com autorização do consumidor – será possível criar experiências de compras digitais personalizadas por meio de apps.
Case internacional
A rede de supermercados Intermarché começou a transformar todo esse conjunto de informações em algo mais estratégico. A partir das prateleiras dotadas de aplicações de Internet das Coisas e bancos de dados de vendas, a companhia criou verdadeiros duplos digitais nas lojas físicas. Com essas informações em mãos, os gerentes têm acesso a insights em tempo real que permitem gerir o estoque e testar a eficácia de diferentes layouts de loja.