Décimo terceiro salário deve injetar quase 2 bilhões na economia da região

 Décimo terceiro salário deve injetar quase 2 bilhões na economia da região

Montante é 9,8% maior que no ano passado; vendas de Natal devem crescer 7%

Os recursos do 13º salário injetados na economia da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte devem atingir R$ 1,99 bilhão neste fim de ano. As estimativas são do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região) e foram elaboradas a partir de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

A cifra representa um aumento de 9,8% em relação ao ano passado, motivada pela recomposição da inflação nos salários e pelo aumento no número de empregos com carteira assinada ao longo de 2022. As projeções contemplam apenas os empregos celetistas, ou seja, aposentados e funcionários estatutários do setor público não são considerados no cálculo.

“A injeção do 13º salário é de extrema importância para o comércio varejista, já que o dinheiro extra estimula as vendas de fim de ano”, explica Dan Guinsburg, presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP.

Segundo o Sincovat, normalmente, os recursos do 13º salário são divididos em 3 partes – um terço vai para o consumo, um terço é destinado ao pagamento de dívidas e o restante vai para a reserva financeira e/ou investimento. “Mesmo que o dinheiro não vá diretamente para o consumo e seja utilizado para quitar dívidas, por exemplo, o comércio acaba sendo beneficiado pela folga que esse recurso traz para o orçamento doméstico”, avalia Dan.

A queda na taxa de desemprego e as sucessivas gerações empregos com carteira assinada nos últimos meses, aumentaram o contingente de pessoas com capacidade de consumir e elevaram o montante do pagamento extra na região. Nesse cenário, as vendas de Natal na RM Vale devem crescer 7%, com relação a dezembro de 2021.