Copa do Mundo: cerveja e alimentos indulgentes devem puxar o consumo dentro e fora do lar no período

 Copa do Mundo: cerveja e alimentos indulgentes devem puxar o consumo dentro e fora do lar no período

Criador: nata_vkusidey | Crédito: Getty Images/iStockphoto

Dados são da Kantar, empresa de dados, insights e consultoria

De acordo com dados da Kantar, empresa de dados, insights e consultoria, a Copa do Mundo 2022 deve alavancar o consumo de algumas categorias indulgentes e de cerveja dentro e fora do lar no Brasil. Na última edição do evento, em 2018, a categoria de cerveja conquistou mais de 550 mil novos consumidores em relação ao mesmo período (junho e julho) de 2017, além de que o consumo fora do lar representou 64% dos gastos com a bebida em valor.

O consumo de cerveja fora de casa, aliás, vem conquistando mais espaço com a volta das atividades sociais e fim das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. O número de consumidores cresceu em relação ao pré-pandemia. No 1º semestre deste ano já eram 3 milhões a mais, e um crescimento de 23,8% de unidades da bebida vendidas nesse período em relação a 2021, ficando apenas 2,9% abaixo do mesmo intervalo de 2020. Já a frequência de consumo fora do lar entre janeiro e junho de 2022 cresceu expressivos 78% em relação a 2021, quando ainda vivíamos o isolamento social, mas ainda está 14% abaixo do período pré-pandemia.

“Somando esse movimento de retomada de consumo fora de casa, um evento das proporções da Copa do Mundo em uma época de calor no País e período de confraternizações, tem-se a equação perfeita para o mercado cervejeiro”, comenta Hudson Romano, gerente sênior de consumo fora do lar da divisão Worldpanel da Kantar.

O desafio para esta Copa, no entanto, está no preço. As categorias mais beneficiadas com o evento de 2018 tiveram aumento médio de preço na casa dos 7%. Apesar de os auxílios governamentais trazerem boas perspectivas para o consumo neste final de ano, marcas e varejistas terão desafios com um bolso mais apertado e preço médio crescendo 19%.