A contribuição das mulheres no sucesso dos e-commerces

 A contribuição das mulheres no sucesso dos e-commerces

Apesar de ainda haver muito a ser feito quando o assunto é a consolidação da mulher no mercado de trabalho, o cenário dos últimos anos vem mostrando que o empreendedorismo feminino anda em  em alta, mesmo após a Covid-19. A pesquisa da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, revela, por exemplo, que 60% dos negócios virtuais da Nuvemshop no Brasil – líder na América Latina, com mais de 75 mil lojas online – já são administrados por mulheres, o que significa um crescimento de 10 pontos percentuais em relação aos 50% registrados em março de 2020.

O levantamento mostrou também que 95% das mulheres são donas do próprio negócio, e que a maioria possui idade entre 25 e 39 anos de idade (56,5%). Outro dado interessante é que a maior parte dessas empreendedoras vivem no estado de São Paulo (45%), seguido do Rio de Janeiro (11%) e Minas Gerais (8%). Os segmentos mais vendidos por elas, em todo o País, pertencem aos setores de Moda (44%), Acessórios (12,5%) e Artesanato (10%).

Entre os principais motivos para empreender, 43% delas defemulheres comentam que sempre tiveram o sonho de ter o seu próprio negócio, enquanto 22% reforçam que queriam ter mais autonomia e liberdade. Além disso, as empreendedoras também destacaram que ainda sentem algumas dificuldades para administrarem o seu próprio negócio, como a gestão do tempo para fazer tudo o que é necessário durante o dia (40%) e a falta de recursos e créditos para quem está começando (33%).

De acordo com Mylena Gama, head de comunicação e marca da Nuvemshop, os números mostram que, cada vez mais, as mulheres estão ocupando seu espaço no mercado de trabalho e realizando seus sonhos. “Mais do que uma fonte de renda, empreender é também uma forma de expressão, de posicionamento, de protagonismo. De uma forma coletiva, o empreendedorismo está sendo um meio para que nós, mulheres, ocupemos o nosso devido lugar na sociedade”, afirma.