Como que os pequenos negócios podem vender mais no Dia dos Namorados?

 Como que os pequenos negócios podem vender mais no Dia dos Namorados?

Foto de Mateus Souza: https://www.pexels.com/pt-br/foto/fotografia-de-silhueta-de-homem-e-mulher-2494701/

Por Rafael Souza, consultor de negócios do Sebrae-SP

O Dia dos Namorados simboliza um momento especial para muitas pessoas, sendo assim, torna-se uma grande oportunidade para empreendedores e empreendedoras venderem seus produtos e serviços.

Não é somente empresas do setor de comércio que aumentam suas vendas neste período. Presentear com passeios, cafés da manhã, almoços, jantares, “dia de rainha” com serviços de estética e relaxamento também são excelentes opções para agradar seu amor.

Pensando neste contexto, preparamos sete dicas para ajudar os pequenos negócios do Vale do Paraíba e Litoral Norte a alavancarem suas vendas neste período do Dia dos Namorados.

  1. Capriche no visual da loja

Decore a vitrine e o interior da loja com a temática do Dia dos Namorados. Isso influencia os clientes a entrarem no clima, além de servir para lembrá-los de comprar o presente ou algo que usarão para presentear ou comemorar esta data especial. Procure adequar a fachada, a vitrine, o layout, a disposição de produtos, a iluminação e o ambiente interno à temática romântica.

  • Crie opções criativas de presentes

Muitas pessoas apreciam presentes criativos e estes têm grandes chances de viralizarem na internet, algo que pode ser muito positivo para sua marca. Exemplo: muitas mulheres não gostam de flores, mas gostam de coxinha e com certeza adorariam um “buquê de coxinha”.

  • Capriche nas embalagens

Além de valorizar ainda mais o produto e aumentar as chances de os clientes tirarem fotos e compartilharem nas redes sociais, você pode vender embalagens diferenciadas e aumentar o ticket médio do seu negócio.

  • Pratique a influência e a persuasão

Um dos principais objetivos do marketing é gerar desejo, então utilize as redes sociais do seu negócio para isso, seja com dicas de uso do produto, por meio de micro influenciadores, ou demonstrando como seu negócio agrega valor na vida de seu cliente.

  • Crie promoções exclusivas para o período

Sabe aquele tipo de promoção que só tem uma vez ao ano? Então, as pessoas detestam perder. Não aproveitar pode gerar um sentimento de culpa ou arrependimento, então, aproveite para lançar ou usar este tipo de estratégia no Dia dos Namorados.

  • Utilize a tecnologia e a Inteligência Artificial (IA)

Ambas podem lhe ajudar no processo de criação de promoções, conteúdos persuasivos e artes que chamem e prendem a atenção de seus clientes, além auxiliar em diversas outras tarefas, principalmente naqueles momentos em que falta inspiração.

  • Invista em publicidade e propaganda

Caso tenha recurso disponível, invista em tráfego pago na internet ou em veículos como rádio e televisão para levar informações sobre os seus produtos, serviços e promoções por meio de posts, vídeos, artigos, tutoriais, depoimentos de clientes, enquetes e entrevistas.