Boa Vista: registros de inadimplentes avançam 2,2% em novembro

 Boa Vista: registros de inadimplentes avançam 2,2% em novembro

No ano, os registros acumulam alta de 18,9% e em 12 meses, de 18,4%

Os registros de inadimplentes na base de dados da Boa Vista cresceram 2,2% em novembro, na comparação com o mês anterior. O resultado é dessazonalizado e abrange todo território nacional.

Na comparação interanual, a alta foi de 38,3%. No ano, os registros de inadimplentes avançaram para 18,9% e em 12 meses, a 18,4%.

“Dado que o indicador tem antecipado de perto o movimento da taxa de inadimplência das famílias, isso sugere que ela também ainda não atingiu seu pico. Além disso, o cenário que se desenha para 2023 é desafiador, tanto que as projeções de juros e inflação estão subindo, de modo que o número de registros, assim como a taxa de inadimplência, pode vir a subir mais antes de se estabilizar num patamar elevado”, avalia Flávio Calife, economista da Boa Vista.

RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO

O Indicador de Recuperação de Crédito da Boa Vista andou na contramão: queda de 1,1% na comparação mensal, mas ele vinha de forte alta no mês anterior e encerrou o trimestre móvel com crescimento de 4,1%, de acordo com dados dessazonalizados.

Em relação ao mês de novembro do ano passado o indicador segue com variação expressiva, elevação de 26,3%, o que também contribuiu para acelerar a alta nos resultados acumulados. No ano, o ritmo de crescimento passou de 12,8% para 13,9% entre os meses de outubro e novembro, enquanto no acumulado em 12 meses a alta atingiu 13,0%.

“A queda em novembro pode ter sido pontual, não só pelo aumento que observamos um mês antes, mas também pelo fato de que o número de registros continua em alta e as famílias continuam buscando alternativas para ficarem livres das restrições de crédito”, diz o economista da Boa Vista.

IMAGEM: Freepik