Boa Vista: registros de inadimplentes avançam 0,3% em outubro

 Boa Vista: registros de inadimplentes avançam 0,3% em outubro

A caucasian man showing an empty wallet with brick wall on the background

Foi o quarto aumento mensal seguido do indicador, que acumula alta de 17,6% no ano

Os registros de inadimplentes no sistema da Boa Vista subiram 0,3% em outubro, na comparação com o mês anterior. Essa foi a quarta alta mensal seguida.

Na comparação com outubro de 2021, foi verificado forte avanço, de 31,2%, e isso fez com que os resultados acumulados acelerassem. O aumento no número de registros passou de 16,3% para 17,6% no ano e de 15,3% para 16,7% em 12 meses.

“Apesar da melhora que temos visto nos números do mercado de trabalho, o aumento na contratação de linhas de crédito mais caras, junto ao aumento dos juros ao longo do ano, contribuiu para comprometer ainda mais a renda, que já sentia o impacto da inflação, e isso permitiu que a taxa de inadimplência voltasse a subir com um pouco mais de força esse ano”, disse Flávio Calife, economista da Boa Vista.

Ainda segundo o economista, a inadimplência atual é “mais condizente ao cenário econômico”, o que não se viu nos anos de 2020 e 2021.

RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO

Já o Indicador de Recuperação de Crédito da Boa Vista avançou 4,1% na comparação mensal e encerrou o trimestre móvel com crescimento de 4,2%.

Em relação ao mês de outubro do ano passado o indicador também registra variação expressiva, elevação de 26,2%, o que contribuiu para acelerar a alta nos resultados acumulados. No ano, o ritmo de crescimento passou de 11,1% para 12,8% entre os meses de setembro e outubro, enquanto no acumulado em 12 meses a alta atingiu 10,7%.

“Boa parte desse aumento no mês e nas análises acumuladas é reflexo do avanço que temos visto no fluxo de inadimplentes. As famílias têm buscado renegociar suas dívidas para se manterem livres de restrições de crédito, ainda mais num momento em que o crédito pode vir a facilitar algumas transações em meio a um período de forte sazonalidade para o varejo”, diz Calife.

IMAGEM: Freepik