Black Friday já é a segunda melhor data do ano para o comércio da região, aponta Sincovat
Estudo do Sincovat aponta deslocamento no consumo para o mês de novembro
A Black Friday já é a segunda melhor data do ano para o varejo da RM Vale, ficando apenas atrás do Natal. Foi o que apontou um estudo realizado pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região).
O levantamento buscou analisar eventuais mudanças na sazonalidade de compra entre os anos de 2008 e 2023, elaborado com base nos dados da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), elaborada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) a partir de informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ-SP).
Até esse estudo, o ranking das principais datas comemorativas do ano seguia a ordem do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados, períodos de maiores vendas e receitas para o setor varejista. No entanto, os dados mostram uma mudança na dinâmica do varejo a partir do amadurecimento da Black Friday, que teve início no Brasil em 2010, sendo explorada pelo comércio eletrônico e depois se expandindo para o varejo de rua e por praticamente todos os segmentos.
Na região, considerando a média de faturamento dos meses de novembro em 2008-09, o penúltimo mês do ano ocupava a sexta posição, passando para a terceira colocação em 2012-13 e, na média de 2022-23, chegou a vice-liderança.
“A gente percebe que já há alguns anos, muitas lojas entram em novembro fazendo promoções, ou seja, virou o mês da Black Friday e não somente um dia. E essa tendência, impulsionada pelo marketing da data, foi aumentando para todos os setores, até o de serviços. De olho nas promoções, muitos consumidores antecipam parte das compras de Natal, o que eleva o consumo durante esse mês”, explica o presidente do Sincovat e Vice-presidente da FecomercioSP Dan Guinsburg,