Bares e restaurantes projetam aumento de 20% no faturamento para o verão

 Bares e restaurantes projetam aumento de 20% no faturamento para o verão

As altas temperaturas contribuem para os clientes consumirem por mais tempo nos estabelecimentos

Os proprietários de bares e restaurantes estão animados com a chegada do verão, no próximo dia 21 de dezembro. As altas temperaturas contribuem para os clientes consumirem por mais tempo nos estabelecimentos, principalmente no Nordeste e outras regiões litorâneas. E a expectativa é de que ocorra um aumento de até 20% no faturamento em relação ao verão do ano passado, período em que houve o pico da variante Ômicron da covid-19, resultando na retração do movimento.

Para o presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, 2022 foi ótimo para o setor como um todo.

“Saindo do período crítico da pandemia, os consumidores voltaram a frequentar os estabelecimentos. Neste ano, tivemos um enorme desafio, que foi a inflação. Os proprietários não conseguiram repassar o aumento de preço dos insumos para o consumidor final, mas o faturamento voltou”, destaca.

Copa do Mundo ajudou

Solmucci também destaca como pontos positivos o aumento da cerveja abaixo da inflação e a Copa do Mundo, que levou movimento para os bares e restaurantes. “Foi ótimo, ainda que o Brasil não tenha chegado até o fim da disputa. O consumidor estava ávido”, completa.

Segundo dados da Abrasel, 18% das empresas ainda operam com prejuízo, enquanto 37% estão em equilíbrio. Entretanto, o setor deve fechar o último trimestre de 2022 com volumes recordes: em relação a 2019, a expectativa é que o faturamento crescerá 8% em termos reais.

Os últimos dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), principal medidor da inflação no País, divulgado em novembro deste ano, indicaram que o índice geral no acumulado do ano está em 5,13%, enquanto a inflação da alimentação fora do lar está em 6,93%.

Imagem: Shutterstock