Barbie lança primeira boneca da marca com aparelhos auditivos

 Barbie lança primeira boneca da marca com aparelhos auditivos

A boneca faz parte da coleção Fashionistas, que busca garantir que as crianças sejam representadas

A Barbie, marca americana de bonecas, anunciou a primeira boneca que utiliza aparelhos auditivos criada pela marca. O lançamento deste modelo faz parte da linha Fashionistas, que visa aumentar a representatividade e garantir que as crianças sejam representadas. Além da boneca com aparelho auditivo, a coleção também inclui um boneco Ken com vitiligo, uma Barbie com perna protética e outros diversos modelos.

Desde a criação da linha Fashionistas, a Barbie trouxe bonecas que representassem os mais diversos tipos de corpo, tons de pele, estilos de cabelo, cor dos olhões, bonecas com deficiências e diferentes estilos de look. Ao todo, são mais de 175 modelos de bonecas lançadas até o momento.

Em 2021, oito das dez bonecas mais populares da marca eram da linha diversa. A procura por esses modelos mostra a necessidade que as crianças têm de se sentirem representadas e como isso é importante durante a infância. Em 2020, por exemplo, foi lançada a primeira Barbie com vitiligo e, naquele ano, o modelo foi um dos cinco maiores best-sellers fashionistas nos Estados Unidos.

Acerca da representação das deficiências auditivas, o Dr. Jen Richardson, uma das principais autoridades em audiologia educacional, destacou que foi uma honra trabalhar com a Barbie para criar uma boneca com aparelho auditivo na orelha. “Como um fonoaudiólogo educacional com mais de 18 anos de experiência trabalhando na defesa da perda auditiva, é inspirador ver aqueles que sofrem disto refletidos em uma boneca”, finalizou Richardson.

A Vice-Presidente Executiva e Chefe Global de Barbie e bonecas da Mattel, Lisa Knight, disse que a empresa acredita no poder de representação de suas bonecas e seguirá comprometida com a representatividade. “É importante que elas se vejam no produto e sejam encorajadas a brincar com bonecas que não se parecem com elas, a fim de ajudá-las a entender e celebrar a importância da inclusão”, completou Lisa.

No Brasil, os novos modelos da linha Barbie fashionistas poderão ser encontrados nas lojas de brinquedo a partir do primeiro dia de julho.