Aumenta o número de autoatendimento nas lojas do Brasil

 Aumenta o número de autoatendimento nas lojas do Brasil

Homem comprando bananas em máquina de autoatendimento Getty Images

Modelo de negócio cresce no exterior e em território nacional, trazendo diversos benefícios para o mercado e para empreendedores

Com o foco cada vez mais voltado à praticidade nas ações do dia a dia, o conceito de autoatendimento tem se fortalecido na sociedade. Os mercados e lojas que aderiram a esse estilo de funcionamento têm crescido não somente no Brasil, mas em todo o mundo, oferecendo agilidade na hora da compra. 

Os minimercados que operam nessa modalidade são um exemplo dessa expansão. Com funcionamento 24 horas, os clientes entram e fazem a compra de forma autônoma, monitorados por câmeras, e pagam antes de sair. Seja de forma licenciada ou franqueada, os minimercados podem ser instalados em locais como condomínios, hotéis, resorts, sem obras ou modificações sensíveis no espaço, pois a estrutura é adaptável aos locais disponíveis. 

O modelo rompe paradigmas do mercado tradicional, uma vez que oferece comodidade aos usuários – que não precisam percorrer grandes distâncias até o destino – e otimizam o tempo, evitando filas ou espera para entrega. 

Os minimercados são ações de baixo investimento, com lucratividade e operação simples, que já possibilitaram o desenvolvimento de muitos empreendedores pelo país. A Smartstore é uma das empresas nesse segmento e iniciou suas atividades em 2019. Hoje são mais de 1.100 lojas espalhadas em todo o Brasil, com uma média de 45 novas lojas ao mês. 

Por sua autonomia, a não necessidade de funcionários para operar a loja facilita processos e exponencia lucros. De acordo com a Smartstore, é possível o retorno do investimento do empreendedor em até um ano de funcionamento.