Apple entra em mercado de óculos de realidade virtual para competir com outras marcas

 Apple entra em mercado de óculos de realidade virtual para competir com outras marcas

O produto da Apple deverá servir à ponta mais alta do mercado

Os novos óculos de realidade virtual da Apple, anunciados na segunda-feira, 5, são uma aposta de que o metaverso é o futuro – e outras empresas concordam. O headset Vision Pro, de US$ 3.499, entra no mercado para competir com modelos concorrentes de Meta, ByteDance (dona do TikTok), Samsung e Sony.

A maior parte dessas empresas lançou os produtos buscando manter os preços baixos o suficiente para estimular milhões de novos usuários.

A Apple, no entanto, optou por outra abordagem: mostrar tudo que um dispositivo do tipo é capaz de fazer a partir de um preço acessível para menos pessoas, de acordo com especialistas e desenvolvedores.

“Parece um dispositivo impressionante”, afirmou Matthew Ball, autor de um livro sobre o metaverso. Ao mesmo tempo, disse ele, é sete vezes mais caro que o Meta Quest 3.

Tanto a Meta como a ByteDance vendem headsets por menos de US$ 500. Em vez de tentar competir com eles, a Apple está jogando um jogo de longo prazo de lentamente desenvolver um dispositivo de alta qualidade e reduzir o seu preço ao longo do tempo, analisou Ball. “O dispositivo de entrada ainda não chegou”, comentou ele.

O produto da Apple deverá servir à ponta mais alta do mercado, enquanto o da Meta, o mais baixo, avaliou Matt Fleckenstein, ex-líder de produto do headset de realidade aumentada da Microsoft, HoloLens.

Conferência de desenvolvedores anual

A Apple deu início nesta segunda-feira, 5, à sua conferência de desenvolvedores anual. Embora a atenção do dia deverá se concentrar no headset com tecnologia de realidade virtual a ser anunciado, a companhia já mostrou outros lançamentos, inclusive de recursos de software para o iPhone.

A Apple apresentou um novo aplicativo chamado Journal para ajudar os usuários a escrever sobre os seus dias, inclusive com instruções para “praticar gratidão” e tecnologia para capturar momentos em fotos ou de experiências de viagem.

Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock