Americanas inaugura loja em metaverso inspirado no GTA V

 Americanas inaugura loja em metaverso inspirado no GTA V

Unidade será base para o cumprimento de tarefas do game e atenderá as necessidades dos personagens

A Americanas lançou sua primeira loja no metaverso, inspirada no gameplay de GTA V (Grand Theft Auto V), da Rockstar Games, e baseada em um dos servidores do MetaEXP.

Com isso, os mais de 2 mil usuários ativos no servidor CryptoSoulRP, que reproduz a cidade do Rio de Janeiro, poderão visitar a loja online da Americanas no mapa para interagir e comprar itens como alimentos, bebidas e produtos eletrônicos para seus avatares.

A ideia é, em breve, integrar os serviços de mundo físico ao metaverso do MetaEXP. Assim, os jogadores possam comprar produtos no mundo virtual 3D e receberem em suas casas no mundo físico, criando um novo canal de venda e distribuição.

“Se queremos proporcionar ‘tudo, a toda hora em qualquer lugar’, isso também inclui oferecer produtos e serviços que somam o que o mundo tem de melhor para melhorar a vida das pessoas dentro de universos virtuais”, explica Alexandre Messina, gerente de inovação da Inovação e Futuro, motor de inovação da Americanas S.A., que conecta startups, universidades e empresas para o desenvolvimento de iniciativas.

Conexão com o mundo real

No servidor, as marcas podem atuar de diversas formas, até mesmo vender produtos e realizar eventos com conexão ao mundo real, no conceito M2O (metaverse-to-offline) – modelo que deve ser aplicado pela Americanas futuramente.

O MetaEXP é o primeiro lançamento da EnablersDAO, organização que cria e acelera negócios na web3. Ele é baseado no modelo live-and-earn (viver e ganhar), o que permite aos jogadores assumirem uma vida alternativa em que podem exercer profissões e cumprir tarefas em troca de $CRPLAY, a moeda do metaverso utilizada para compra de ativos dentro do jogo.

“Esse é o primeiro passo nesse novo mundo de interface 3D em que teremos uma loja suprindo as necessidades das pessoas. Estamos testando e aprendendo com este universo e nada nos impede de termos, no futuro, outras lojas em diversos outros metaversos, como Roblox, Decentraland, Sandbox, entre outros”, afirma Messina.

Imagem: Divulgação