81% dos brasileiros compram após anúncios no streaming

 81% dos brasileiros compram após anúncios no streaming

Estudo da Rakuten Viki mostra que mais de 80% dos entrevistados assiste a essas plataformas enquanto navega pela web à procura de produtos específicos

A adesão dos brasileiros a serviços de streaming, como Netflix e Amazon Prime Video, vem crescendo em ritmo crescente e já movimenta também o universo de compras. 

De acordo com o relatório Rakuten Wiki, 81% dos espectadores do Brasil compram produtos ou serviços após verem anúncios no streaming de maneira geral. O numero é 10 pontos percentuais maior que a média global (71%).

Em média, 71% dos espectadores globais compram ou compram ocasionalmente um produto ou serviço pesquisado após verem algum anúncio em serviços de streaming de vídeo.

Além da Rakuten Viki, a pesquisa também analisou outras plataformas de streaming de vídeo como Netflix, Disney+, Amazon Prime Video, HBO Max, Globoplay, Apple TV, CBS All Access e Pluto TV.

Intitulado “O poder do contexto: a publicidade além dos dados” e desenvolvido com a opinião de mais de 2.800 consumidores em sete mercados – Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, Itália, Espanha, Alemanha e França -, o estudo confirma preferência pelo streaming.

Globalmente, uma média de 41% dos espectadores prefere os serviços de streaming de vídeo à TV tradicional. Essa predileção é ainda maior no Brasil, onde 56% dos que consomem conteúdo em vídeo acham melhor fazê-lo via internet e sob demanda.

A preferência por assistir a serviços de streaming em detrimento da TV tradicional faz surgir um novo comportamento de compra que exige novas ações das marcas.

“Para ter sucesso em ações de publicidade focada em VOD, é necessário planejar uma publicidade que ressoe, colocando a marca no centro dos momentos em que o público está engajado”, afirma em nota Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten Advertising no Brasil.

O material como o poder de compra está cada vez mais concentrado na palma da mão do espectador. Em média, 57% dos entrevistados afirmam usar o celular enquanto assistem a serviços de streaming. No Brasil, o percentual é de 59%.

Dividir os olhos entre a navegação pela internet via smartphone e a tela da TV conectada é um comportamento dominante no mundo todo. Isso porque mais de 80% dos entrevistados confirmam que, ao mesmo tempo em que assistem à TV conectada, estão navegando pela web de uma forma geral ou à procura de produtos específicos.

fonte: diário do comércio