Notícias locais

1 de dezembro de 2017

Vendas de Natal devem crescer 5% na região


Lojistas devem ampliar horário de atendimento até às 22h

banner

As vendas de Natal deste ano na RM Vale devem aumentar cerca  de 5% na comparação ao ano passado, de acordo com levantamento do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região).

A melhora nos resultados do varejo no acumulado do ano – de janeiro a agosto, a alta foi de 5,4%, com relação ao mesmo período de 2016, deixou os lojistas otimistas para esse final de ano.

De acordo com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o Natal de 2017 será o melhor dos últimos 4 anos para os comerciantes brasileiros.

O presidente do Sincovat, Dan Guinsburg, explica que motivos não faltam para sustentar o otimismo.  “A inflação, que tanto comprometeu o poder de compra das famílias, deu trégua este ano e com isso os juros também caíram. A confiança do consumidor melhorou, bem como a segurança, pois o medo de perder o emprego freia o consumo”, explica Dan.

Com uma expectativa de vendas maior, muitos lojistas fizeram contratações. Segundo o Sincovat, 1600 vagas foram abertas na região, principalmente nos setores de vestuário, tecidos e calçados ( 50%) e supermercados (25%). As demais vagas estão sendo preenchidas nas atividades de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos; lojas de móveis e decoração; e farmácias e perfumarias.

 

Horário de atendimento

Segundo o Sincovat, o comércio de rua já está autorizado estender o horário de funcionamento. Os lojistas podem abrir das 9h às 22h de segunda a sexta-feira, e aos sábados e domingos das 9h às 18h. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro o varejo não funciona. exceto para as cidades turísticas, como litoral e Serra da Mantiqueira, por exemplo.

Voltar para Notícias