Notícias locais

6 de agosto de 2019

Envelhecimento populacional requer profissionais qualificados


Senac Taubaté forma cuidadores de idosos para atenderam as necessidades do setor

 A população mundial está envelhecendo. É o que evidenciam dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que afirmam que o grupo com 60 anos ou mais está crescendo a uma taxa de cerca de 3% por ano. Globalmente, essa população cresce mais rápido que todos os grupos etários mais jovens, sendo a Europa o continente com a maior porcentagem: 25% de idosos.

            A organização ainda assegura que o número de pessoas com 80 anos ou mais deverá triplicar até 2050, passando de 137 milhões, em 2017, para 425 milhões, em 2050. Até 2100, esse número chegará a 909 milhões, quase sete vezes da taxa registrada em 2017.

            Para atender as necessidades provenientes do processo de envelhecimento populacional, novas profissões e capacitações estão surgindo. Uma das mais conhecidas é a de cuidador de idosos. Esses profissionais auxiliam na promoção do envelhecimento saudável, preservando e valorizando o bem-estar físico e emocional do idoso, sua convivência social e familiar, além de estimularem a sua independência e autonomia.

            “Com o envelhecimento populacional, cresce a preocupação sobre o cuidado com os idosos. Sendo um membro ou não da família, a pessoa responsável por esse cuidado está diretamente relacionada ao exercício das atividades diárias do idoso, como alimentação, higiene pessoal, medicação de rotina, acompanhamento aos serviços de saúde e demais necessidades do cotidiano. Um idoso bem conduzido por cuidadores capacitados terá uma melhor evolução clínica, sendo esse profissional um agente determinante para a promoção e manutenção da qualidade de vida”, afirma Débora Costa e Silva, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Taubaté.

            Para capacitar os profissionais interessados em atuar nesse segmento, o Senac Taubaté oferta o curso Cuidador de Idoso, cuja metodologia envolve pesquisas, simulações, visitas técnicas, estudos de casos, discussões em grupo, entre outras atividades que estudam desde o perfil da população idosa até a Política Nacional de Humanização (PNH).

            O Senac Taubaté fica localizado na Rua Nelson Freire Campello, 202, no Jardim Eulália, em Taubaté/SP. Mais informações sobre a unidade e sobre os cursos ofertados podem ser consultadas no Portal Senac.

Voltar para Notícias